Take prevention science training to the substance use and crime prevention frontline
Este projeto tem como objetivo desenhar e testar formação utilizando o Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) para os profissionais de prevenção que atuam na linha da frente: professores, polícias, trabalhadores da área social. Esta proposta visa promover a aplicação de conhecimentos especializados nas práticas interventivas através de uma oferta formativa híbrida, combinando e-learning com a aplicação prática em contexto comunitário. As competências desenvolvidas são aplicadas com base em ferramentas do EMCDDA (European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction) e CTC (Communities That Care).
Informação do Projeto
2022-01-04
2024-01-31
New Psychoactive Substances: transnational project on different user groups, user characteristics, extent and patterns of use, market dynamics, and best practices in prevention
Novas substâncias psicoativas: é um projeto transnacional sobre diferentes grupos de consumidores, as características desses consumidores, extensão e respetivos padrões de consumo, dinâmicas do mercado e melhores práticas de prevenção. Este projeto visa "apoiar a implementação da legislação da UE sobre novas substâncias psicoativas, monitorizando a extensão e os padrões de consumo de tais substâncias, compartilhando as melhores práticas em matéria de prevenção". O projeto está diretamente ligado à Estratégia Europeia para a Droga 2013-2020.
Os principais objetivos são: 1. Determinar a extensão e os padrões de uso de NPS em três grupos diferentes de NPS. 2. Avaliar características em três grupos diferentes de consumidores de NPS. 3. Recolher informações sobre o fornecimento. 4. Identificar a dinâmica do mercado para NPS. 5. Avaliar perceções sobre a legalização de NPS 6. Fazer um inventário das estratégias de prevenção usadas nos diferentes países 7. Identificar as melhores práticas 8. Divulgar e compartilhar os resultados do projeto em toda a Europa.
A pesquisa foi realizada em seis Estados-Membros da UE: Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polónia e Portugal.
Trajectórias, da dependência à reintegração - estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico
A pesquisa a desenvolver visa contribuir para compreender e explicar a complexa realidade da reintegração social de dependentes de substâncias psicoactivas, após a passagem por um processo de tratamento numa comunidade terapêutica. Através da articulação entre diferentes perspectivas teóricas pretende-se identificar tendências e factores que conduzam a uma efectiva reintegração social, abandonando o consumo de substâncias psicoactivas. Pretende-se desenvolver um modelo de análise que equacione diferentes dimensões analíticas dando conta dos factores de reforço versus vulnerabilidade que poderão influenciar as trajectórias de reintegração social destes indivíduos. Constituem objectivos centrais da pesquisa captar regularidades e singularidades sociais presentes nas estratégias de reintegração dos indivíduos e associadas a padrões sociais, familiares, individuais, a competências adquiridas durante o processo terapêutico, ou resultantes da apropriação de medidas institucionais.
Informação do Projeto
2010-02-01
2013-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Tem como objectivos contribuir para a mudança nos papéis de género na Europa e promover a conciliação entre família e vida profissional. O projecto considera a mudança de atitudes como um vector fundamental e foca por isso a sua atenção nas representações das gerações mais novas (11 a 14 anos) sobre os papéis parentais, com vista a captar e analisar os estereótipos de género que tenham incorporado.
Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
O objectivo deste projecto é o de estabelecer um programa de investigação centrado na análise não só das relações entre família e trabalho, mas, mais ainda, nas dinâmicas de transição dessas relações.
Informação do Projeto
2005-06-01
2008-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder