Socióloga, doutorada em Sociologia, investigadora do CIES, Professora Auxiliar Convidada do Iscte, Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação de Santarém e Coordenadora Pedagógica do Projeto Academias STEAM, PRR Amadora, Operações Integradas Locais (Encosta do Sol e Mina de Água).
Projetos de investigação em sociologia relacionados com a Educação e Formação de adultos e a com a Educação e Aprendizagem ao longo da vida, com um enfoque sobre os adultos menos escolarizados.
Projeto de doutoramento intitulado: Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal.
O percurso académico inicia-se com uma licenciatura em Sociologia (2005), e prossegue com um mestrado em Sociologia (ISCTE-IUL, 2015), cuja dissertação se intitulou: As disposições dos adultos com baixos níveis de escolaridade face à aprendizagem ao longo da vida.
Ao longo do percurso académico, regista-se a colaboração na organização e produção de eventos internacionais (ESHMS 17th biennial Conference (2018); Third International Conference of Young Urban Researchers (2018); ICSS XVIII - Lisbon (2019)); a revisão de artigos científicos da Revista Interações (desde 2020). Participação como investigadora em projetos do CIES (desde 2020) relacionados com a aprendizagem ao longo da vida;
Numa outra dimensão do percurso académico, é Professora Adjunta Convidada Convidada da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém (desde 2018), em licenciaturas e mestrados, e Professora Auxiliar Convidada do Laboratório de Competências Transversais (desde 2023), do ISCTE.
Tem, enquanto docente dinamizado diversos seminários pedagógicos:
- de métodos e técnicas de investigação social em mestrados (Recursos Educativos Digitais; Sociologia; Administração escolar) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (desde 2019).
- de mediação e gestão de conflitos em licenciaturas de educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
- de Mediação Intercultural (em colaboração com a AIMA);
- de Educação e Formação de Adultos (em colaboração com CQ e projetos de educação não formal);
Tem sido formadora do programa Upskills (Iscte e IEFP) - entre 2021/2022 e 2022/2023 - na área das Competências transversais para o mercado de trabalho.
Trabalhou, entre 2022 e 2024, como investigadora e consultora do IPPS em diferentes projectos de diagnóstico, desenvolvimento e avaliação de políticas públicas (PRR) e integrou a equipa que atualizou os referenciais de competências (Unidades de Competência) do Lote 3 (serviços) para a ANQEP.
Exerceu, entre 2023 e 2024, o cargo de coordenadora dos projetos "Capacitar e Avaliar", nos quais monitorizou, capacitou e avaliou cerca de 164 projetos em múltiplas áreas de intervenção social e desenvolvimento comunitário em dois PRR dos municípios da Amadora e de Sintra.
A experiência profissional, na área da educação e formação de jovens e de adultos, abrange a formação, mediação, recrutamento, orientação e encaminhamento, coordenação e consultoria (Iniciativa Novas Oportunidades; Centros e Escolas de Formação Profissional; Associações profissionais) e a coordenação de um gabinete de apoio psicopedagógico.