Ciência-IUL    Autores    Vanessa Silva    Currículo
Resumo CV

Bolseira de doutoramento em Sociologia (SFRH/BD/135682/2018) com o projeto: Ficar de Fora: Contextos, Processos, Disposições e Reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal.

O percurso académico começa com uma licenciatura em Sociologia (2005), e prossegue com um mestrado em Sociologia (ISCTE-IUL, 2015), cuja dissertação se intitulou: As disposições dos adultos com baixos níveis de escolaridade face à aprendizagem ao longo da vida.

Ao longo do percurso académico, têm-se registado diferentes tipos atividades: a colaboração na organização e produção de eventos internacionais (ESHMS 17th biennial Conference (2018); Third International Conference of Young Urban Researchers (2018); ICSS XVIII - Lisbon (2019)); Revisão de artigos científicos da Revista Interações (desde 2020). Investigação, (2020/2021; 2021/2022) num projeto de investigação do CIES intitulado: Aprendizagem ao longo da vida no concelho de Cascais, desenho de um programa de intervenção. Dinamização de seminários em Mestrados (Recursos Educativos Digitais; Sociologia; Administração escolar)  

Para lá do percurso académico, juntam-se as experiências profissionais como docente no Ensino Superior: Professora Assistente Convidada no Laboratório de Competências Transversais (2021/2022). Professora Assistente Convidada da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém (UC Métodos e Técnicas de Investigação nas Ciências Sociais; Mediação e Resolução de conflitos; Família, Diversidade cultural e contextos para a infância e juventude) (entre 2018/2019 e 2020/2021).

Antes do ensino superior, a experiência profissional inscreve-se na área da educação e formação de jovens e de adultos. Contemplou a formação, mediação, recrutamento, orientação e encaminhamento, coordenação e consultoria (Iniciativa Novas Oportunidades; Centros e Escolas de Formação Profissional; Associações profissionais) e a coordenação de um gabinete de apoio psicopedagógico (entre 2008 e 2018).

No contexto de participação cívica ressalta-se a colaboração em associações locais relacionadas com a Educação (responsável pela comunicação - difusão de informação e artigos; organização de eventos).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Mestrado Sociologia 2015
ISLA
Pós-graduação Gestão e Desenvolvimento estratégico de Recursos Humanos 2007
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Licenciatura Sociologia 2005
Áreas de Investigação
Educação e Formação de adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Literacia
Adultos pouco escolarizados
Desigualdades sociais
Métodos e Técnicas de Investigação
Mudança Social
Narrativas de vida