Barreiras e desigualdades na Educação e Aprendizagem ao longo da Vida em Portugal: Uma análise a partir dos dados do Inquérito à Educação e Formação de Adultos (2022)
Informação do Projeto
2024-11-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Aprendizagem ao Longo da Vida no Concelho de Cascais. Desenho de um programa de intervenção
O presente projeto tem como principal objetivo compreender e intervir sobre a aprendizagem ao longo na vida no concelho de Cascais, desenhando um programa a desenvolver no espaço de dois anos, que responda aos desafios e às necessidades dos diversos públicos, designadamente dos que já foram ou estão abrangidos por iniciativas no âmbito das diferentes dinâmicas e modalidades de aprendizagem ao longo da vida, mas que considere e inclua também os públicos tradicionalmente afastados daquelas dinâmicas e modalidades. O primeiro ano do projeto é dedicado ao desenho do plano de intervenção.
Informação do Projeto
2020-08-01
2023-06-30
Parceiros do Projeto
Educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida em Portugal e na Europa. Tendências, práticas e perfis
O presente projeto de investigação é constituído por duas dimensões de análise: aprendizagem ao longo da vida e cultura. Será concretizado a partir de uma análise secundária de dados das 3 edições (2007, 2011 e 2016) do Inquérito à Educação de Adultos (IEFA), um inquérito promovido a nível europeu pelo Eurostat, e realizado em Portugal pelo INE, que inclui indicadores alargados sobre a educação e aprendizagem, assim como sobre práticas culturais.
A primeira dimensão desta investigação incide na relação dos adultos pouco escolarizados com a aprendizagem ao longo da vida. Pretende-se elaborar uma tipologia que distinga diferentes perfis deste segmento da população. A segunda dimensão, referente à cultura, incide na relação entre aprendizagem e práticas culturais e na relação dos inquiridos com instituições culturais, procurando-se identificar o volume e a intensidade dessas práticas numa perspetiva comparada transnacional e inter-regional nacional, bem como elaborar uma tipologia que elucide sobre os modos de relação com a cultura.
Informação do Projeto
2018-03-01
2020-06-30
Parceiros do Projeto