Artigo em revista científica Q3
Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos.
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Título Revista
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
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(Última verificação: 2024-03-25 06:22)

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Abstract/Resumo
Neste artigo discutiram-se quatro questoes criticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmatico. A finalidade da discussao era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que pudessem responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussao pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos proximos anos tem que ser um processo com melhor integração teorica e melhor articulação entre diferentes visoes epistemologicas e metodologicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforco partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensaveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Avaliação Educacional,Teoria da Avaliação,Epistemologia da Avaliação,Avaliação e Qualidade
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

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