A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa
A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa
Descrição

O projeto de investigação proposto centrar-se-á na análise da autoimagem de colégios internacionais de elite na Grande Lisboa no contexto dos atuais processos de transformação do sistema educativo em Portugal, tanto numa perspetiva de representação oficial dessas instituições, como na perspetiva dos seus atores. No âmbito teórico, este projeto enquadra-se na investigação crítica sobre a educação de elites e refere-se ao conceito de «international/transnational spaces of education» (e.g. Waters e Brooks, 2011). Quanto à perspetiva metodológica, o projeto baseia-se num design empírico-qualitativo. Está prevista a análise de documentos de autorrepresentação das escolas (por ex. páginas web), entrevistas qualitativas aos atores e observação participante, como forma de analisar as culturas das escolas. O objetivo é gerar novos conhecimentos sobre as escolas de elite portuguesas, destacando a dimensão da inter/transnacionalização, de modo a possibilitar perspetivas de comparação inovadoras em relação à formação de elites noutros países europeus (França e Alemanha).

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-Iscte -- Líder 2016-01-01 2018-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Anne Schippling Investigadora Integrada (CIES-Iscte); Investigadora 2016-01-01 2018-12-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/112406/2015 -- Bolsa FCT - Bolsa Pós Doutoramento - Portugal 53820 53820 2016-01-01 2018-12-31
Outputs (Publicações)
Ano Tipo de publicação Referência Completa
2024 Artigo em revista científica Schippling, A. & Abrantes, P. (2024). Analysing biographies in transnational educational spaces: Transitions to higher education of alumni from an IB school in Lisbon. Globalisation, Societies and Education. 22 (2), 303-314
2024 Artigo em revista científica Abrantes, P., Santos, S. & Schippling, A. (2024). Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantes. Revista Crítica de Ciências Sociais. 134, 51-74
2023 Capítulo de livro Schippling, A. (2023). Investigar processos de globalização em educação: desafios para a prática de pesquisa. In Pedro Abrantes, Elsa Lechner (Ed.), Nós globais: investigações em curso sobre questões da globalização. (pp. 111-124).: Imprensa da Universidade de Coimbra.
2018 Capítulo de livro Schippling, A. (2018). Institutional habitus of French elite colleges in the context of internationalisation: An in-depth look at the Écoles Normales Supérieures. In Claire Maxwell, Ulrike Deppe, Heinz-Hermann Krüger, Werner Helsper (Ed.), Elite Education and Internationalisation: From the early years to higher education. (pp. 279-296). Cham: Palgrave Macmillan.
2018 Capítulo de livro Schippling, A., Krueger, H.-H. & Grunert, C. (2018). Jugendforschung. In Karin Böllert (Ed.), Kompendium Kinder- und Jugendhilfe. (pp. 1477-1496). Wiesbaden: Springer.
2018 Capítulo de livro Krueger, H.-H., Keßler, C., Otto, A. & Schippling, A. (2018). ‘Elite’ and ‘Excellence’ from the perspective of young people and their peers. In Agnes Van Zanten (Ed.), Elites in Education. (pp. 221-242). New York, London: Routledge.
2016 Capítulo de livro Schippling, A., Grunert, C. & Pfaff, N. (2016). Standortbestimmungen und Gegenstandsfelder kritischer Bildungsforschung: Einleitung. In Anne Schippling, Cathleen Grunert, Nicolle Pfaff (Ed.), Kritische Bildungsforschung: Standortbestimmungen und Gegenstandsfelder. (pp. 9-28). Opladen: Barbara Budrich.
Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

A internacionalização da educação das elites em Portugal. Um estudo qualitativo sobre colégios internacionais na Grande Lisboa
2016-01-01
2018-12-31