Carnismo é um termo definido por Joy (2010), como um invisível sistema de crenças que regulamenta que consumidores/as consumam determinados animais e criem laços afetivos com outros (eg. ato de comer porcos mas cuidar de cães). Enquanto massivamente produzido e interiorizado, o carnismo tem implicações diretas nas perceções humanas em relação aos animais não humanos explorados; surge como neutro, aparentemente “natural” e indispensável. É, também, uma ideologia organizada em torno da produção intensiva e extensiva dos designados animais para consumo que, à semelhança de outras ideologias necessita de mitificar, esconder, ocultar, disfarçar, e amenizar os seus nefastos impactos de forma a garantir a adesão dos/as consumidores/as. É, precisamente, o sistema cultural carnista, integrado no contexto português, que este trabalho pretende analisar: as representações mediáticas dos animais para consumo, circunscritas a um marco temporal entre 2014-2015: na publicidade, cinema, materiais publicados (jornais, revistas, livros infantis) e sistema linguístico.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Líder | 2014-01-01 | 2018-10-31 |
Não foram encontrados registos.
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Rui Pedro Fonseca | Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Investigador | 2014-01-01 | 2018-10-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
SFRH/BPD/92227/2013 | -- | Bolsa | FCT - Bolsa Pós Doutoramento - Portugal | 107640 | 107640 | 2014-01-01 | 2018-10-31 |
Ano | Tipo de publicação | Referência Completa |
---|---|---|
2017 | Artigo em revista científica | Fonseca, R. P. (2017). A construção de masculinidades através da 'carne vermelha': dois casos de estudo na publicidade portuguesa. Tropos: Comunicação Sociedade e Cultura. 6 (2), 1-18 |
2017 | Artigo em revista científica | Fonseca, R. P. (2017). Perceções da população portuguesa relativamente a dietas, animais e indústria agropecuária. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito. 27 (2), 217-252 |
2017 | Artigo em revista científica | Fonseca, R. P. (2017). Questionando o 'bem-estar animal': de uma campanha publicitária ao regime de exploração legislado e praticado pelo setor leiteiro em Portugal. Desenvolvimento e Sociedade. 3, 171-189 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.