Artigo em revista científica
A construção de masculinidades através da 'carne vermelha': dois casos de estudo na publicidade portuguesa
Rui Pedro Fonseca (Fonseca, R. P.);
Título Revista
Tropos: Comunicação Sociedade e Cultura
Ano
2017
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Abstract/Resumo
No âmbito do consumo alimentar, designadamente de produtos de origem animal, a publicidade proporciona enquadramentos básicos de cognição social, potencialmente agregadores de crenças e de atitudes amplamente partilhadas pela população consumidora – fundando as percepções relativamente aos animais explorados para o efeito em relações instrumentais. Através de uma contextualização sustentada por autores/referências, bem como através de uma análise de dois casos de estudo, este artigo sustenta que a “carne vermelha” surge representada na publicidade portuguesa como um “alimento” central, apropriado para servir de base para a interação, convivência e coesão social, mas também altamente masculinizado - quer nos seus processos de preparação, quer nas práticas de consumo. Conjuntamente às atribuições simbólicas relativamente à “carne vermelha” e aos modelos de masculinidade, este artigo também sustenta que as omissões, relativamente aos processos de produção relativos aos animais não-humanos, cumprem um papel fundamental nas representações publicitárias.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Carne vermelha,Construção,Modelos,Masculinidades,Publicidade
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/92227/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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