O carnismo na cultura mediática portuguesa
O carnismo na cultura mediática portuguesa
Descrição

Carnismo é um termo definido por Joy (2010), como um invisível sistema de crenças que regulamenta que consumidores/as consumam determinados animais e criem laços afetivos com outros (eg. ato de comer porcos mas cuidar de cães). Enquanto massivamente produzido e interiorizado, o carnismo tem implicações diretas nas perceções humanas em relação aos animais não humanos explorados; surge como neutro, aparentemente “natural” e indispensável. É, também, uma ideologia organizada em torno da produção intensiva e extensiva dos designados animais para consumo que, à semelhança de outras ideologias necessita de mitificar, esconder, ocultar, disfarçar, e amenizar os seus nefastos impactos de forma a garantir a adesão dos/as consumidores/as. É, precisamente, o sistema cultural carnista, integrado no contexto português, que este trabalho pretende analisar: as representações mediáticas dos animais para consumo, circunscritas a um marco temporal entre 2014-2015: na publicidade, cinema, materiais publicados (jornais, revistas, livros infantis) e sistema linguístico.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação Líder 2014-01-01 2018-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Rui Pedro Fonseca CIES-IUL [Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação] Investigador 2014-01-01 2018-10-31
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
SFRH/BPD/92227/2013 Bolsa FCT Bolsa Pós Doutoramento Portugal 107640 107640 2014-01-01 2018-10-31
Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

O carnismo na cultura mediática portuguesa
2014-01-01
2018-10-31