CircCi
Circulação na Ciência: Mobilidade, Precaridade e Crescimento Económico
Descrição

Circulation of Science is a research project that aims to help resolve the contradiction in Research and Development between recognition of the importance of science in its many forms to Portuguese society and the reality of working in this sector of the economy. Focusing upon a number of key stages in a career in science, the challenges facing employers and employees are explored, taking into account issues arising from a competitive yet hierarchical organisation of science and the need to manage requirements for geographical mobility and cope with precariousness.

Desafio

O desafio deste projeto é informar as políticas sobre ciência em Portugal, especificamente um desequilíbrio muito proeminente em Research and Development entre a sua valorização como prioridade política e a realidade das carreiras em ciências afetadas negativamente pela exploração, insegurança e indignidade. Em termos mais simples, existe a necessidade de apoiar a ciência e, ao mesmo tempo, apoiar os cientistas. Idealmente, o trabalho fornecerá um modelo de boas práticas para outras sociedades, onde há uma necessidade de gerenciar melhor a ciência, bem como uma contribuição para os debates acadêmicos e públicos.

Abordagem

O projeto é fundamentado em investigação empírica original. Um plano de três anos foi criado, com potencial de expansão para outro período de três anos. O primeiro ano envolve atividades de stocktaking e desenvolvimento teórico, estabelecer uma impressão do estado atual de R & D em Portugal. Os dois anos subseqüentes envolvem trabalho de campo com dois grupos: estagiários e cientistas no primeiro contrato de trabalho.

Impacto Investigação Académica

Os resultados tangíveis incluem atividades tradicionais de disseminação acadêmica: artigos em revistas, livros e apresentações em congressos, além da presença na social media e divulgação pública. No primeiro ano, será produzido um artigo teórico sobre a estratificação das carreiras de R & D em Portugal, no segundo ano, um artigo empírico e monografia sobre estágios e, no terceiro ano, um artigo empírico sobre cientistas em início de carreira e noutra monografia.

Impacto Social e Económico

Em última análise, o trabalho a empreender procura gerar conhecimento e compreensão sobre como melhorar a 'saúde' da Ciência em Portugal, com resultados destinados aos políticos e stakeholders interessadas, incluindo empregadores. Além disso, os trabalhadores científicos terão a oportunidade de expressar suas próprias preocupações e contribuir para melhorar as perspectivas de inclusividade socio-demográfica em R & D, e a eliminação indignidade e a exploração no local de trabalho.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Família, Gerações e Saúde Parceiro 2018-11-01 2024-10-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
David Cairns CIES-IUL [Família, Gerações e Saúde] Coordenador Global 2018-11-01 2024-10-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Circulação na Ciência: Mobilidade, Precaridade e Crescimento Económico
2019-04-01
2025-03-31