Lista de Projetos

Esta é a lista de projetos disponíveis no sistema. Para saber mais detalhes sobre um projeto clique no seu nome ou imagem. Também pode procurar por um determinado projeto na caixa de pesquisa em baixo.



Este projeto visa analisar políticas públicas locais para o livro e a leitura, tendo como núcleo de análise as ações, as estratégias e as práticas de agentes na elaboração e na implementação dessas políticas, através da análise de ecossistemas locais do livro. Seguindo uma abordagem qualitativa intensiva, de estudo de casos, baseando-se na noção de ecossistemas e ecologia das artes e da cultura (Dujovne, 2018; McCarthy, Ondaatje e Novak, 2007), pretende-se caracterizar ecossistemas do livro em determinadas localidades, a fim de entendercomo estes se estruturam, sob a égide de políticas culturais, para responder à procura dos leitores, promover e democratizar a leitura e o acesso ao livro. Será desenvolvido um quadro de análise que se pretende adaptável a diferentes casos, sendo um contributo para a análise e produção de políticas e estudos voltados para esse sector. Orientação: José Soares Neves (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-10-02
2027-10-02
Parceiros do Projeto
A proposta é relevante para os objetivos e as prioridades da Ação Chave 220 Adultos e a mesma assenta na prioridade “inclusão e diversidade”, visto pretender a promoção da autodeterminação e a inclusão de jovens e adultos com autismo através das artes, nomeadamente do teatro. O perfil, a experiência e as atividades que as organizações desenvolvem são bastante relevantes, visto a maioria delas trabalharem diretamente com jovens e adultos autistas. Foi feita uma análise das necessidades por parte das instituições que integram a parceria, essencialmente no que concerne à analise de estudos internacionais que comprovam os benefícios do teatro e de outras atividades culturais nas pessoas portadoras de autismo e também verificaram que existe um longo trabalho a fazer no que concerne à pela integração dos autistas. A proposta cria sinergias somente entre os domínios da educação, formação e juventude. A proposta é complementar a outras iniciativas já realizadas pelas organizações participantes e baseia-se no know-how e no trabalho anterior (política, metodologias, boas práticas, partilha de informações) e pesquisa dos parceiros e envolve algumas instituições que já colaboraram em outros projetos. Esta proposta é inovadora porque se assume colaborativa e pretende usar o teatro para ajudar a integrar jovens e adultos com autismo e pretende incluir a participação dos mesmos em várias etapas do projeto. A mesma pretende também envolver atores amadores e profissionais, assim como outros colaboradores da cena (inter)nacional. De referir que existem vários projetos nacionais e internacionais que já usam a arte para auxiliar pessoas com diferentes graus de deficiência. À exceção da organização coordenadora todas as instituições trabalham com pessoas com autismo e a instituição ATVK assume-se como a companhia de teatro com maior experiência na área das pessoas com autismo em Portugal. Por fim, esta proposta traz valor acrescentado a nível europeu, através dos seus objetivos, ativida...
Informação do Projeto
2023-10-02
2025-10-01
Parceiros do Projeto
ALGOWATCH aims to create a dedicated multi-stakeholder team focused on algo-literacy, an emergent sub-field of Media and Information Literacy (MIL), with a special focus on how to detect and deflect algorithmic disinformation. The action will use an empowerment by design methodology, having participants co-create interactive quizzes and board games, to foster self-efficacy and participatory processes among people with low skills (youth 15+ and multiplier professionals). ALGOWATCH will capitalize on 2022 Crossover project (https://crossover.social), to scale up algo-literacy across Europe. It will unpack the Crossover “Algo literacy for all in 10 key points, with interactive quizzes and board games shared in local exhibits, for better e-inclusion. The action will have a strong focus on behavioural change, motivating watchful participants to build individual resilience and collective resistance to disinformation (verification, advocacy, alternate uses). The ALGOWATCH work plan includes 4 activities, over 2 years: 1) Produce interactive quizzes and games for awareness; 2) Engage participants in co-creative activities in an exhibit space; 3) Deploy exhibit in workshops with multiplier professionals in formal settings (schools) and in informal settings (libraries, museums); 4) Disseminate the resources for transfer of practices. The final deliverables will consist of an activity bank and a dissemination toolkit (with pathways for e-inclusion, communication plan and evaluation plan). The ALGOWATCH consortium brings together all required expertise, each partner working with an extended network of partners and EDMO hubs: 1) S*D (France), a MIL NGO with experience in games, quizzes and project coordination; 2) DKMK (Croatia), a MIL NGO with experience in workshop evaluation; 3) NUIM (Ireland), a university specialised in digital games and empowerment by design; 4) ISCTE (Portugal), a university specialised in training and outreach to diverse communities of practice.
Informação do Projeto
2023-10-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
Informação do Projeto
2023-10-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Informação do Projeto
2023-10-01
2028-09-30
Parceiros do Projeto