Lista de Projetos

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Numa parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); a Universidade Aberta de Lisboa (UAb); o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e o Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), esta pesquisa toma por referência o quadro adverso de contradições postas por: (a) requisições de internacionalização dos Programas de Pós-graduação (PPGs) das universidades brasileiras, frente à chamada “economia global do conhecimento”; (b) desafios dessa internacionalização na economia brasileira, periférica e dependente; (c) desfinanciamento do Ensino Superior público e (d) aumento da emigração de pesquisadores brasileiros para Portugal. Diante dessas contradições e adversidades, o estudo tem o objetivo de identificar e analisar os principais desafios enfrentados por pesquisadores brasileiros na produção de conhecimento em universidades portuguesas, nas áreas das ciências sociais e humanas, e as articulações e estratégias empreendidas para realizarem suas pesquisas, suas cooperações científicas e internacionalizarem seus PPGs. Nos aspectos metodológicos ressaltamos que a pesquisa se orienta pelo materialismo histórico-dialético e trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e de campo, que recorrerá à pesquisa bibliográfica e documental e utilizará os instrumentos do questionário e da entrevista semiestruturada. Para compor o universo da pesquisa, foram selecionadas universidades portuguesas cuja oferta de cursos das áreas de ciências sociais e humanas se dá de forma integrada em unidades acadêmicas específicas (escolas/faculdades/centros/departamentos): Universidade Nova de Lisboa; Instituto Universitário de Lisboa; Universidade de Aveiro e Universidade do Minho. A coleta de dados junto aos sujeitos será realizada através de uma amostra representativa, não-probabilística, a ser definida após a aproximação e delimitação do universo de pesquisadores que comporão a pesquisa. A relevância da pesquisa se justifica pela própria escas...
Informação do Projeto
2025-01-01
2027-01-31
Parceiros do Projeto
"Monitorização do Curso Alargado Sem Interesse Nenhum – Projeto Piloto|2025-2027, promovido com o objetivo de acompanhamento e reflexão do processo de formação junto dos diferentes intervenientes, abrangendo os Agrupamentos de Escolas de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura. Nomeadamente: Definição e elaboração de metodologias de monitorização e avaliação;Levantamento de perfis e expectativas das diferentes escolas e turmas;Monitorização dos processos em cada ano: observação direta e acompanhamento das atividades pelos investigadores • Definição e elaboração de metodologias de monitorização e avaliação; • Levantamento de perfis e expectativas das diferentes escolas e turmas; • Monitorização dos processos em cada ano: observação direta e acompanhamento das atividades pelos investigadores"
Informação do Projeto
2025-01-01
2028-12-31
Parceiros do Projeto
Cr-IA Med-IA nasce do encontro entre a criatividade e a intencionalidade na comunicação humana e vá ao encontro das dinâmicas tecnológicas, produtivas e económicas que regem o sistema dos media. Visa acompanhar e analisar como e em que medida a adoção das novas tecnologias suportadas por sistemas de Inteligência Artificial (IA) influencia e transforma os processos sociais e económicos relacionados com a comunicação, a criação e distribuição de conteúdos digitais.  Esses são processos criativos, cognitivos, comportamentais, estratégicos e económicos que se cruzam na produção, disseminação e consumo de conteúdos de media, tanto no setor do jornalismo, bem como na realização de produtos de diversos media e indústrias criativas.Cr-IA Med-IA estuda as modalidades de introdução e adoção das tecnologias em processos criativos, de comunicação,  entretenimento e trabalho de indivíduos e organizações, considerando as componentes da literacia algorítmica e da literacia da IA, a evolução dos imaginários sociotécnicos e as suas consequências no trabalho profissional e nos processos de seleção, preferência, verificação, criação de confiança e lealdade, colaboração e consumo dos conteúdos por parte dos utilizadores da internet. O projeto entende estudar estas dinâmicas como elemento essencial para adaptar estratégias profissionais e promover interações mais colaborativas e transparentes no ambiente digital. Destaca a importância de uma abordagem crítica e informada na adoção de tecnologias de IA, visando maximizar os benefícios e mitigar os riscos associados à sua integração nos processos criativos e de consumo de media. Pretende dar contexto aos comportamentos e às práticas, produzindo conhecimento atual e relevante para a comunidade académica e para a sociedade civil nos seus mais variados setores, informando a elaboração de sistemas de regulação e de políticas públicas. Cr-IA Med-IA é um projeto dinâmico e aberto à colaboração com os estudantes e investigadores que pretendam...
Informação do Projeto
2025-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto
Esta investigação procura compreender o progresso do sistema penal português e como este foi dialogando com outros sistemas penais, desde a década de 1860 (com a Reforma Penal e das Prisões do Liberalismo, que instituiu a abolição da pena de morte em Portugal, em 1867) até à década de 1936, quando a afirmação dos regimes autoritários alterou significativamente a forma de pensar a penalidade. As reformas penais em Portugal e no estrangeiro resultaram simultaneamente de um processo de intensos debates internacionais e, por outro lado, impactaram as relações bilaterais e multilaterais entre os vários países. Este estudo procurará traçar a evolução das formas de punir o criminoso em Portugal, atentando a todas as reformas penais que tiveram lugar durante a baliza cronológica estabelecida, bem como ao desenvolvimento do parque prisional português.   Orientação: Maria João Vaz  
Informação do Projeto
2025-01-01
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Parceiros do Projeto
A unidade curricular "Laboratório em Domínios e Campos do Serviço Social", lecionada no 1.º ano das licenciaturas (diurna e PL) em Serviço Social no Iscte, oferece uma experiência laboratorial e prática com o objetivo de aproximar os estudantes a áreas de intervenção do Serviço Social, promovendo uma ligação próxima à comunidade desde o início do seu percurso formativo. Procura-se que ao longo de um semestre, os estudantes desenvolvam um trabalho colaborativo que lhes permita desenvolver conhecimentos e competências, designadamente sobre campos e domínios específicos de intervenção dos assistentes sociais no setor público, privado e de solidariedade social; contextos do exercício profissional, explorando novos campos de intervenção do Serviço Social na sociedade contemporânea; a técnica de observação aplicada ao Serviço Social e analisar o contexto organizacional e territorial do assistente social; e o planeamento do estudo e estratégias para a análise, intervenção e avaliação nos domínios e campos profissionais do Serviço Social. Este projeto envolve um modelo de mentoria com estudantes do 3.º ano, contando com a parceria do Núcleo de Estudantes de Serviço Social (NESS). As atividades incluem visitas a organizações comunitárias para observação e a produção de apresentações orais e posters científicos. Assim, surgem algumas questões relevantes que visam promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas contemporâneas: Qual o impacto da mentoria no desenvolvimento e integração dos estudantes do 1.º ano na universidade? Como é que os mentores (estudantes do 3.º ano) percebem e avaliam a sua contribuição e crescimento através deste processo de mentoria? Quais são os contributos das visitas de campo para o fortalecimento da relação entre a academia e as organizações locais e comunitárias? Que resultados emergem da experiência aplicada que possam servir de referencial para futuras ações?
Informação do Projeto
2025-01-01
2026-12-31
Parceiros do Projeto