Lista de Projetos

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Identificar e conceber intervenções que respondam às questões de género e que sejam transformadoras, de modo a que as barreiras enfrentadas pelos prestadores de cuidados de saúde no acesso aos serviços e pelos profissionais de saúde na prestação de serviços sejam efetivamente ultrapassadas na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe. A equipa do Iscte realizará uma avaliação das barreiras relacionadas com o género e trabalhará com o governo para elaborar, em colaboração, propostas de intervenção que serão integradas no programa de imunização e nos cuidados de saúde primários. As soluções propostas irão abordar as barreiras sociais e estruturais que afectam a prestação de serviços de imunização e outros serviços de saúde às comunidades com baixas taxas de vacinação. A análise dos obstáculos e a consolidação das soluções propostas serão verificadas através de uma abordagem participativa com as partes interessadas que vivem e trabalham em zonas de baixa cobertura. Além disso, as intervenções devem ser integradas como parte do programa de saúde primária de cada país e reforçar a capacidade do sector da saúde para adaptar estas intervenções no futuro.
Informação do Projeto
2024-04-12
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Inquérito aos Candidatos, eleições legislativas de 2024, trabalho de campo (e preparação dos dos para arquivo no Social Science Data Bank Suiço, FORS – Universidade de Lausane) 2024-2026. Este projeto é membro do Comparative Candidate Survey https://www.comparativecandidates.org/https://www.comparativecandidates.org/members?page=1 Membro da infraestrutura de pesquisa nacional APIS (com o ESS, PNES, etc.) e da infraestrutura de pesquisa europeia em preparação: MDem – Monitoring Electoral Democracy: https://medem.eu/    
Informação do Projeto
2024-04-02
2026-12-31
Parceiros do Projeto
O objetivo estratégico do projeto é reduzir o abandono e promover o sucessoacadémico dos estudantes no 1.º ano, pela primeira vez no 1.º ciclo de estudos,assegurando a regularidade de iniciativas neste âmbito. A candidatura surge na continuação do projeto In_Iscte, a decorrer, ajustando-se agora às ambições do programa Impulso Mais Digital. Identificam-se quatro objetivos específicos: 1. Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes através de programas de mentoria e tutoria;2. Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula, renovando e diversificando metodologias e instrumentos tecnológicos;3. Desenvolver mecanismos de identificação, comunicação e acompanhamento de estudantes em risco;4. Reforçar as competências de autoaprendizagem e de trabalho em equipa. Como objetivo transversal, refira-se o alargamento da base social dos estudantes doensino superior. Neste sentido, tendo como foco os estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior: estudantes de contingentes prioritários/especiais - com enfase aos estudantes com deficiência; estudantes beneficiários da ação social escolar; estudantes bolseiros provenientes de países PALOP; estudantes deslocados da sua residência habitual por motivos de estudo; trabalhadores-estudantes (Almeida et al, 2003; Machado et al. 2003; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008; Martins, 2015; Martins, Carvalho, Ávila & Costa, 2017; Martins, 2020; Martins e Ramos, 2020; Martins, Mauritti & Machado, 2023; Matias et al. 2023; Mauritti et al. 2023; Mauritti, Pintassilgo et al. 2023; SEAQ-UQ-Iscte, 2023). A definição dos objetivos articula-se com as áreas prioritárias de intervenção identificadas no aviso de abertura. Na prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro eixos de atividades principais: 1) um programa de mentorias ...
Informação do Projeto
2024-04-02
2026-06-30
Parceiros do Projeto
The green energy transition is being promoted around the world as key to tackle climate change. However, as it is increasingly fostered and associated measures implemented, such as the deployment of renewable energy infrastructures (REI), contestation also has risen. Social sciences’ research has attempted to analyze and understand this relevant social issue in the last decades and proposed several and distinct conceptual frameworks for that. The NIMBY (Not in my backyard) framework has been one of the most widespread and well-known frameworks for explaining opposition specifically to REI but is being increasingly questioned by more recent frameworks that emphasize instead the roles of issues of (in)justice in REI related decision-making processes and policies and their impact on negative responses to these infrastructures. However, the proliferation of conceptual frameworks on energy justice and related issues regarding REI has been immense in recent years and it is difficult to, from a practical and empirical perspective, understand how exactly their relevant insights and contributions can be applied to particular REI projects and decision-making. This project aims to contribute to that by conducting a systematic academic and grey literature review of the most recent literature on community responses to renewable energy and associated infrastructures. For this, solar energy and associated infrastructures will be particularly focused, as an expanding and crucial technology within the renewable energy transition, namely in countries like Portugal and Switzerland. Based on this literature review we will then propose an integrated framework to be discussed and validated with key experts and stakeholders in the area. Based on these two previous tasks, the end goal of this project is to deliver a handbook with guidelines for policymakers, energy companies and local communities, on best practices for the successful deployment of REI, particularly solar.
Informação do Projeto
2024-04-01
2025-11-30
Parceiros do Projeto
O projeto WISE-AI visa abordar a baixa participação das mulheres nas ciências da IA e apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar da crescente importância da IA em vários campos, as mulheres continuam sub-representadas neste setor. Combinando formação e jogos educativos, o projeto pretende capacitar jovens mulheres em competências de empreendedorismo e IA colmatando a lacuna de género e promovendo a inclusão e a igualdade. O projeto aproveitará métodos educacionais inovadores, utilizando uma abordagem baseada em jogos para tornar a aprendizagem envolvente e eficaz. Para além disso, o projeto pretende criar um impacto significativo ao longo do tempo, proporcionando recursos educacionais que continuarão a apoiar as jovens mulheres mesmo após a conclusão do projeto.
Informação do Projeto
2024-04-01
2026-03-31
Parceiros do Projeto