Lista de Projetos

Esta é a lista de projetos disponíveis no sistema. Para saber mais detalhes sobre um projeto clique no seu nome ou imagem. Também pode procurar por um determinado projeto na caixa de pesquisa em baixo.



ImAFUSA focuses on quantifying a variety of understudied factors influencing societal acceptance of UAM in urban, peri-urban and inter-urban areas, especially when these are deployed using U3 and U4 services. The Project will deliver an “Impact and capacity Assessment Framework for U-space Societal Acceptance” (ImAFUSA) to assist Local Authorities and other U-space stakeholders and users with the delivery of socially acceptable and beneficial UAM deployment in cities. The framework and its tools will provide insights into 3 major areas influencing societal acceptance: environmental impact (including noise, visual pollution and air quality), safety and socioeconomic impact (including affordability, accessibility, economic development, public space use and connectivity). In each area, innovative performance indicators will be described while mathematical formulas and algorithms will be developed to quantify them. Data on citizen noise perceptions, perceptions of visual pollution, safety perceptions and overall UAM acceptance will be collected during 3 immersive citizen experiences of UAM applications in the city of Athens, Greece. The usability of the developed indicators will be tested in a simulation environment simulating real future use cases with a varying volume and configuration of movements in U-space.
Informação do Projeto
2023-09-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
"La 'manosfera' en Redes Sociales. Produsage cultural para revertir los estigmas de género y la cultura del odio" es un Proyecto de investigación con un eje vertebrado entre España-Portugal-Brasil que parte de la hipótesis de que la Manosfera en redes sociales ya no es un fenómeno incipiente. Este neologismo que hace referencia a aquellas comunidades en línea que promueven la misoginia, los estigmas de género y la cultura del odio, supone un problema internacional, que ha de ser denunciado y combatido a partir de la sensibilización y formación de los usuarios, que pueden detectarlo, combatirlo y denunciarlo. Es ahí donde  el 'Produsage' cultural demuestra su potencialidad para ser artífice de cambio.
Informação do Projeto
2023-09-01
2027-08-31
Parceiros do Projeto
As políticas públicas para a igualdade de género vêm sendo debatidas, desde a década de 1960 e várias medidas de políticas têm sido adotadas, nomeadamente sistemas de quotas de género, visando a igualdade de oportunidades, sobretudo na política e noutras esferas de decisão. O presente projeto de investigação visa compreender o processo político de agendamento da “Política da Paridade de Género, em Cabo Verde (Lei 68/IX/2019)”, no período de 1990 a 2019, identificando os fatores subjacentes à decisão política, ancorado na teoria de Múltiplos Fluxos de Kingdon (1984)1 e de outras investigações, de anos subsequentes, deste autor na mesma linha, bem como de outros autores que investigaram e desenvolveram o referido modelo. A hipótese subjacente a esta investigação é de que o agendamento tem maior probabilidade de acontecer quando os fluxos (problemas, políticas, políticos) se convergirem na presença de empreendedores políticos, abrindo uma janela de oportunidades. Para materializar os objetivos dessa investigação utilizaremos à metodologia qualitativa, recorrendo à revisão da literatura, a fontes documentais e às entrevistas aos principais intervenientes nesse processo. Com esta investigação pretende-se contribuir para a compreensão da complexidade do processo do agendamento e fornecer elementos de análise ao campo científico e aos decisores políticos e públicos nas suas ações, em termos da igualdade de género. Orientação: Ana Espírito Santo (CIES-Iscte) Isabel Flores (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-09-01
2026-09-01
Parceiros do Projeto
O projeto de investigação tem como objeto de estudo o Estado português enquanto agente de governança climática. A investigação analisa a visão e o conjunto de políticas climáticas portuguesas associadas à transição socioecológica. Procura-se teorizar o “véu da ação climática”, remetendo para as formas como o Estado constrói uma retórica de resolução da crise ambiental, enquanto contribui para a perpetuação da estrutura político-económica responsável pela crise ambiental. A investigação pretende contribuir para o entendimento dos limites, falhas e desafios do principal agente de ação climática. A análise é relevante e original por identificar as limitações dos atuais modelos de ação climática, bem como os modos de construção da retórica dominante, argumentado que uma ação climática compreensiva requer a redefinição do corrente modelo de ação. O estudo discute ainda as discrepâncias entre o consenso científico e a ação política climática, contribuindo para promover a literacia socioambiental. Orientação: Helge Jorgens (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2023-09-01
2025-08-31
Parceiros do Projeto
The project aims to understand users’ perception and practices of online dating considering self-presentation, gamification, and how this may contribute to users’ commodification of self. The methodology employed consists of quantitative and qualitative measures, surveys and in-depth interviews. The first study aims to analyze the correlation between users’ sociography and their dating practices, and their awareness of gamification in online dating. The second study assesses users’ practices and habits in online dating and their awareness of the gamified design of dating apps. It also compares the experiences of paid and non-paying users. The third study aims to explore users’ perception of self-presentation, gamification and self-commodification, in the context of dating apps as a “market”. The overall goal is to answer the question of whether online dating users feel they must “pay to win.” The studies will provide insights into the connections between self-presentation, gamification, and self-commodification in users’ social profiles.  Orientação: Jorge Vieira (CIES-Iscte) Rita Sepúlveda (ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA/ CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2023-09-01
2027-09-01
Parceiros do Projeto