OSIRIS/TALTECH
Supporting the Smart Specialization Approach in the Silver Economy to Increase Regional Innovation Capacity and Sustainable Growth (Estonian RIS3 Priorities)
Descrição

Economia prata é a parte da economia que se preocupa com a integração dos cidadãos mais velhos na sociedade. Inclui atividades económicas relevantes para as necessidades dos idosos e estuda o seu impacto em muitos setores (e.g., saúde e nutrição, lazer e bem-estar, finanças, transporte, habitação, educação e emprego). No âmbito do projeto europeu OSIRIS (Interreg Baltic Sea), o estudo visa melhorar a capacidade dos atores de inovação em aplicar abordagens de especialização inteligentes para enfrentar o desafio do envelhecimento da sociedade nos países da região dos Bálticos. O consórcio do projeto consiste em 13 parceiros diretos e 8 parceiros associados da Dinamarca, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Rússia. Entre os parceiros diretos, seis universidades públicas representam os atores da hélice da academia, duas empresas privadas e três organizações de apoio às empresas correspondem aos atores da hélice empresarial e uma autoridade local e uma agência pública de inovação são os atores da hélice do governo.

Desafio

A Comunicação “Contribuição da Política Regional para o Crescimento Inteligente na Europa 2020” (Comissão Europeia, 2011) exige que os decisores políticos considerem a forma como os diferentes aspetos do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo estão inter-relacionados. As estratégias integradas de especialização inteligente respondem a desafios complexos de desenvolvimento, adaptando a política ao contexto regional. A prioridade RIS3 apoia a criação de empregos baseados no conhecimento e no crescimento, não apenas em centros líderes de investigação e inovação (I&I), mas também em regiões menos desenvolvidas e rurais. Na Estônia, focamos este projeto em duas prioridades principais: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia. Neste contexto, os mapas de conhecimento são ferramentas úteis para localizar fontes de conhecimento, as suas características, classificação e uso. A capacidade das regiões em detetar os seus ativos de conhecimento influencia a sua capacidade de inovar e de aprimorar as oportunidades de crescimento. Em muitos casos, o simples ato de criar um mapa de conhecimento revela elos fracos e estrangulamentos no fluxo do conhecimento. Ao articular a forma como o conhecimento se move através dos sistemas, os atores de inovação podem identificar oportunidades de melhoria e fazer ajustes direcionados para garantir que o conhecimento certo chegue às pessoas certas no momento certo do processo.

Abordagem

Os parceiros do projeto perspetivam o desenvolvimento de uma smart silver framework como um modelo de cooperação inovador para a construção de um ecossistema de inovação capaz de rastrear e acelerar a aceitação de produtos e serviços inovadores no mercado da silver economy. Ao implantar o Smart Silver Labcomo uma estrutura de governança, essa estrutura permitirá conectar organizações e empresas num processo único para a criação conjunta de produtos e serviços inovadores, facilitando o envolvimento e a participação de todos os grupos-alvo. A plataforma colaborativa virtual – Digital Silver Hub – integra seis smart silver labs regionais para oferecer suporte a redes transnacionais, bem como ao processo de aprendizagem e de difusão de conhecimento entre atores e regiões de inovação.

 

Impacto Investigação Académica

Após a conclusão das reuniões do painel de conhecimento, as equipes de especialistas desenvolverão mapas de conhecimento para cada região/país do projeto. O processo de mapeamento do conhecimento será documentado e serão elaborados 6 relatórios da reunião do painel de conhecimento (de 6 regiões). Os mapas de conhecimento serão um contributo importante que será utilizado para desenvolver um modelo de gestão do conhecimento – componente do Smart Silver Framework – que é um modelo piloto de cooperação transnacional.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
BRU-Iscte Marketing e Gestão Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Häme University of Applied Sciences (Häme University of Applied Sciences) Finlândia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Tallinn University of Technology (Tallinn University of Technology ) Estónia Líder 2019-01-01 2021-06-30
Klaipėda State University of Applied Sciences (Klaipėda State University of Applied Sciences ) Lituânia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
JSC Iamus Innovations (JSC Iamus Innovations ) Lituânia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Lithuanian Innovation Centre (Lithuanian Innovation Centre ) Lituânia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Riga Technical University (Riga Technical University ) Letónia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
CONNECT (CONNECT) Letónia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
EnLife OÜ (EnLife OÜ ) Estónia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Center for Assisted Living Technology, Health and Care, Aarhus Municipality (Center for Assisted Living Technology, Health and Care, Aarhus Municipality ) Dinamarca Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
VIA University College (VIA University College ) Dinamarca Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
ITMO University (ITMO University ) Rússia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Open Joint-Stock Company “Technopark of Saint-Petersburg” (Open Joint-Stock Company “Technopark of Saint-Petersburg” ) Rússia Parceiro 2019-01-01 2021-06-30
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Fernando Alberto Freitas Ferreira BRU-Iscte [Marketing e Gestão] Coordenador Local 2019-01-01 2021-06-30
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Supporting the Smart Specialization Approach in the Silver Economy to Increase Regional Innovation Capacity and Sustainable Growth (Estonian RIS3 Priorities)
2019-01-01
2021-06-30