TEIP 2013-2026
TEIP Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Descrição

O Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que iniciou em 1996 e está atualmente na sua quarta geração, é uma medida de política educativa que visa garantir a inclusão social e sucesso educativo, melhorar a qualidade das aprendizagens e combater o abandono escolar. Este programa destina-se a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas situados em territórios com elevado número de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social. (Despacho n.º 7798/2023) 

O CIS-Iscte, desenvolve desde 2013 um projeto de consultoria científica e apoio à investigação junto de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas TEIP. 

Este projeto é constituído por uma equipa multidisciplinar de peritos, que promove um acompanhamento sistemático, regular e de proximidade a cada um dos agrupamentos de escolas que integram a sua rede. Este acompanhamento proporciona oportunidades de reflexão crítica e o acesso a recursos que contribuam para a prossecução bem-sucedida dos Planos de Ação destes agrupamentos, bem como da sua monitorização e avaliação.

O projeto caracteriza-se, também, por apostar na criação de momentos de capacitação e troca de experiências, contribuindo assim para aumentar as oportunidades de sinergia e trabalho colaborativo entre agrupamentos de escolas TEIP. 

No âmbito da consultoria científica e de apoio à investigação promovida por esta equipa, no início de cada ano letivo, é delineado, com a direção e com coordenação TEIP de cada agrupamento de escolas, um plano de atuação que poderá contemplar:

• Consultoria a lideranças intermédias, equipas de docentes e/ou de técnicos superiores especializados

• Supervisão de ações estratégicas 

• Apoio na definição de planos de avaliação de impacto de projetos específicos, selecionados pelo agrupamento de escolas

• Conceção e dinamização de ações de formação contínua 

• Apoio na organização ou participação em seminários/encontros de debate e de disseminação de práticas, promovidos pelo agrupamento de escolas

• Participação em reuniões com a equipa de acompanhamento da Direção Geral de Educação ou com outros parceiros com papel ativo no desenvolvimento do Plano de Ação TEIP4

Abordagem

Equipa do Projeto

Carla Colaço (Coord.), Ricardo Rodrigues (Coord.), Kalpna Kirtikumar, Patrícia Sarmento & Rui Lopes 

Parceiros Externos

Direção Geral de Educação

Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma e Centro de Formação Professor João Soares

Município de Almada

Impacto Investigação Académica

Outputs relacionados (Publicações)

Martins, D., Rodrigues, R.B., Camilo, C., Raimundo R., Patrício, J. &Aguiar, C. (2015).  Intervenção da equipa de peritos externos TEIP ISCTE-IUL: Perspetiva organizacional multinível e multifator [OM2] na promoção do sucesso educativo. In

Pacheco, J, Sousa, J. & Costa, N. (org)  Atas do Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas. Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação Universidade do Minho 

Dados de investigação relacionados

O Programa TEIP, e a estreita colaboração com os agrupamentos de escolas da rede, tem facilitado o desenvolvimento e a implementação de vários projetos de investigação nacionais e internacionais no ISCTE, designadamente:

• 2024 – 2027 - Projeto: READy. Addressing Disparities in Reading and Writing Acquisition through Personalising Technologies: A Cognitive and Societal Perspective 

• 2024 – 2027 - Projeto: KidLe - Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments 2024 Projeto: Tr@ck-IN – Public employment services effectiveness in supporting rural NEETs

• 2023-2025 - Adn Socioemocional das Escolas de Sintra – Promoção de competências socio emocionais em contexto escolar. 

• 2018 – 2021 - Projeto: CLAVE - O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência. (PTDC/SOC-SOC/30635/201) (link)

• 2014 – 2015 - Projeto: Inclusão e sucesso académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturação

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIS-Iscte PsyChange: Psicologia da mudança societal Líder 2022-11-11 2023-01-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Carla Colaço Investigadora Associada (CIS-Iscte); Coordenadora Global 2022-11-11 2026-08-31
Ricardo Borges Rodrigues Professor Auxiliar (DPSO); Investigador Integrado (CIS-Iscte); Coordenador Global 2022-11-11 2026-08-31
Kalpna Kirtikumar -- Consultora 2022-11-11 2026-08-31
Patrícia Sarmento -- Consultora 2022-11-11 2026-08-31
Rui Filipe Ribeiro Lopes -- Consultor 2022-11-11 2026-08-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

TEIP Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
2022-11-11
2026-08-31