O objetivo do financiamento por parte da Fundação Calouste Gulbenkian é fomentar a alteração dos comportamentos dos utilizadores do campus do ISCTE-IUL para reduzir o consumo de energia e melhorar a sustentabilidade ambiental do campus. Irá conjugar conhecimentos da Psicologia, Engenharia, Arquitetura e Informática, envolvendo toda a comunidade ISCTE-IUL e serão implementadas estratégias IoT, de economia comportamental e gamificação com a ligação aos modelos BIM.
O projeto desenvolve-se ao longo de 4 fases sequenciais:
1ª fase: Diagnóstico da situação atual: a. Análise da perceção da comunidade ISCTE-IUL em matéria de sustentabilidade ambiental; b. Instalação de sensores com vista à medição dos comportamentos energéticos dos utentes do ISCTEIUL (e.g. temperatura, humidade, luminosidade, ruído e consumo de energia).
Objetivos:
1) Diagnóstico da perceção da comunidade baseado em inquéritos à população alvo. Feedback recebido irá servir para identificar os principais requisitos e aproximações da nossa plataforma. Indicadores – Relatório com variáveis, recolha e análise de dados. Metas – Avaliar uma amostra representativa de pessoal não docente, docente, estudantes e visitantes.
2) Recolha em tempo real de dados de sensores e respetiva análise em plataforma de IoT para identificação de padrões e comportamentos. Indicadores – leitura dados em tempo real identificação padrões. Relatórios semanais, mensais, anuais. Informação em tempo real em dispositivos móveis. Metas – instalação de medições em 20 locais (leitura energia, qualidade ar, luminosidade, temperatura, ruído).
2ªfase: Definição de objetivos para a redução do consumo energético, tendo em conta o baseline quantitativo e qualitativo construído na 1ª fase do projeto relacionado com o cálculo da pegada ecológica (consumos) por indivíduo, sala, departamento, edifício. Indicadores – métricas de consumos por pessoa, sala, departamento e edifício. Análise de comportamentos e respetiva quantificação
Metas – Perceção comportamento e organização de um workshop para divulgar os primeiros resultados
3ª fase: Criação de incentivos de redução energética para a comunidade escolar, nomeadamente através da aplicação de recomendações de economia comportamental e de estratégias de gamificação. Relacionado com a motivação e a recompensa para a mudança de comportamentos dos utilizadores recorrendo a plataforma colaborativas/gamificação e estudos feitos na área da psicologia; Indicadores – redução de consumos e comportamento. Relatório com comparação com padrões identificados antes da aplicação aproximação e após; Metas – Mudar perceções e comportamentos para promover sustentabilidade; conseguimos estimar neste momento um intervalo com as percentagens de energia e água que seria possível reduzir. Quantificar as mudanças de comportamento.
4ª fase: Disseminação da metodologia e lições aprendidas, tendo em vista a sua potencial aplicação nos seguintes contextos: a. Em outras universidades, apresentando-se neste caso informação específica ajustada aos diferentes utentes das universidades (e.g. estudantes, pessoal docente); b. Em edifícios públicos e partilhados, apresentando neste último caso as questões que devem ser contempladas quanto aos tipos de utilizador dos edifícios e às suas motivações para a sustentabilidade; c. Impacto na arquitetura ao nível de formas (geometrias usadas) e materiais. Relacionar medições energia e temperatura com geometria sala, tipo de materiais, orientação solar. Perceção das melhores relações. Indicadores – Análise gradiente das temperaturas nas salas em função da orientação, geometria e materiais usados. Gastos energéticos função do gradiente térmico (interior/exterior) e número de pessoas presentes. Análise comportamentos pessoas face a deposição de resíduos diferenciada. Metas – indicações para futuras construções tendo em conta o desempenho energético
Equipa
Joao Ferreira - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/joao-carlos-amaro-ferreira/cv
Vasco Rato - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vasco-rato/cv
Ricardo Resende - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ricardo-resende/cv
Vitor Fernandes - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/vitor-manuel-basto-fernandes/cv
Bruno Mataloto - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/bruno-mataloto/cv
Sílvia Luís - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/silvia-luis/cv
Carla Mouro - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/carla-mouro/cv
Patrícia Duarte - https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-patricia-duarte/cv
O objetivo do projeto é alterar os comportamentos dos utilizadores do campus do ISCTE-IUL para reduzir o consumo de energia usando informação de sensores em tempo real nos dispositivos moveis
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
ISTAR-Iscte | Software Systems Engineering | Líder | 2019-04-05 | 2021-05-31 |
BRU-Iscte | -- | -- | 2019-04-05 | 2021-05-31 |
CIS-Iscte | -- | -- | 2019-04-05 | 2021-05-31 |
Não foram encontrados registos.
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Joao C Ferreira or Joao Ferreira | Professor Auxiliar (com Agregação) (DTDA); Investigador Integrado (ISTAR-Iscte); | Coordenador Local | 2019-04-05 | 2019-04-05 |
Patrícia Duarte | Professora Auxiliar (DRHCO); Investigadora Integrada (BRU-Iscte); | Investigadora | 2019-04-01 | 2021-03-31 |
Bruno Mataloto | Assistente Convidado (DCTI); Assistente Convidado (DTDA); Assistente de Investigação (ISTAR-Iscte); | Investigador | 2019-09-01 | 2021-03-31 |
Carla Mouro | Professora Auxiliar Convidada (DPSO); Investigadora Integrada (CIS-Iscte); | Investigadora | 2019-04-01 | 2021-03-31 |
Ricardo Pontes Resende | Professor Auxiliar (DTDA); Investigador Integrado (ISTAR-Iscte); | Investigador | 2019-04-05 | 2019-04-05 |
Sílvia Luís | -- | Investigadora | 2019-04-05 | 2021-03-31 |
Vasco Rato | Investigador Integrado (ISTAR-Iscte); | Investigador | 2019-04-05 | 2019-04-05 |
Vitor Basto-Fernandes | Professor Associado (com Agregação) (DCTI); Investigador Integrado (ISTAR-Iscte); | Investigador | 2019-04-01 | 2021-03-31 |
Daniel Cale | Assistente Convidado (DCTI); Assistente de Investigação (ISTAR-Iscte); | Bolseiro de Mestrado | 2020-05-04 | 2020-07-24 |
Daniel Cale | Assistente Convidado (DCTI); Assistente de Investigação (ISTAR-Iscte); | Bolseiro de Mestrado | 2020-12-09 | 2021-03-31 |
Rita Moura | Bolseira de Doutoramento (CIS-Iscte); | Bolseira de Mestrado | 2020-05-28 | 2021-03-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
219393 | -- | Prémio | Fundação Calouste Gulbenkian - Programa Gulbenkian Sustentabilidade - Portugal | 50000 | 50000 | 2019-04-01 | 2021-03-31 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Ano | Tipo de Output | Nome | Descrição | Participantes |
---|---|---|---|---|
2019 | Outro Evento | Entrevista ao programa da Antena 1 '90 Segundos de Ciência´' | -- | Joao C Ferreira or Joao Ferreira |
Tipo de ficheiro | Descrição | Tamanho Ficheiro |
---|---|---|
Relatório Anual | Prj_Gulbenkian_1styear-report.pdf | 1943 KB |
Documentação de Suporte | Perfil_Sustentável_Comunidade_ISCTE.pdf | 608 KB |
Relatório Anual | Gulbenkian_report_2year-1semester.pdf | 830 KB |
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.