Artigo em revista científica Q2
A investigação na prática profissional do arquiteto
Patrícia Bento d'Almeida (D'Almeida, P. B.); Teresa Marat-Mendes (Marat-Mendes, T.); Michel Toussaint (Toussaint, M.);
Título Revista
CIDADES, Comunidades e Territórios
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-20 21:54)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 06:41)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A definição e o reconhecimento do papel do arquiteto em Portugal é, desde o princípio do século XX, uma preocupação da classe. O presente artigo discute como tem sido abordada a investigação enquanto alicerce para um mais completo exercício da profissão. Quem foram os que, no último vinténio do século XX, se debruçaram sobre o exercício da profissão de arquiteto? Face ao número de arquitetos inscritos em Portugal, estes reconhecem publicamente a importância da investigação enquanto apoio à atividade de projeto? Metodologicamente, o estudo apoia-se no Jornal Arquitectos (J-A, 1981- 2000), designadamente na identificação dos principais artigos publicados dedicados à temática do exercício da profissão e na reflexão destes face à prática da investigação. Considerado um repositório fundamental para a análise das principais temáticas discutidas em Portugal, a observação dos artigos publicados no J-A permite, hoje, reunir considerações para lidar com a ainda complexa relação entre a prática e a teoria da Arquitetura. Serviu de complemento ao presente estudo, a recolha de testemunhos orais de arquitetosinvestigadores que passaram pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – a primeira instituição pública que, no início da década de 1960, acolheu num mesmo campus diversos profissionais para pesquisar temáticas da Engenharia e da Arquitetura –, alguns dos quais ocupando lugares de chefia na edição do J-A e/ou publicando artigos sobre o exercício da profissão. Terão estes arquitetos-investigadores do LNEC, mais do que os restantes autores, reconhecido a importância da investigação para a atividade de projeto?
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Investigação científica,Prática profissional,Arquitetura,Jornal Arquitectos,Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais
  • História e Arqueologia - Humanidades
  • Artes - Humanidades
  • Outras Humanidades - Humanidades
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
SFRH/BPD/117167/2016 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/03127/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.