Capítulo de livro
Academias Pessoas/Pessoas: Perceções dos jovens participantes sobre as suas competências socioemocionais e desenvolvimento do self
Patrícia Antunes (Antunes, P. ); Joana Alexandre (Alexandre, J.); Catarina Castro (Castro, C.);
Título Livro
Crianças em Risco e Perigo: Contextos, Investigação: Volume 6
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
As Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC), promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), desde 2018, visam promover, em crianças e jovens (0-25 anos), o desenvolvimento de competências socioemocionais que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização, através de projetos educativos não formais. A Academia pessoas/PESSOAS é uma das 100 Academias apoiadas por este programa e teve como participantes 18 jovens, dos 16 aos 18 anos de idade. Esta Academia pretendia desenvolver um conjunto de competências (Adaptabilidade, Comunicação, Resiliência, Autorregulação, Pensamento criativo, Pensamento crítico, e Resolução de problemas) através de 20 residências mensais durante os fins-de-semana e pausas letivas que pretendiam alcançar um equilíbrio entre uma experiência cultural diversificada e uma experiência em contexto de agricultura sustentada. A presente investigação pretendeu aceder, através de entrevistas narrativas, às perceções dos jovens participantes (N = 17) sobre a vivência desta experiência, procurando compreender como esta contribuiu também para o desenvolvimento do seu self. Os resultados apontam para um sentido de crescimento pessoal e coletivo, e a perceção de desenvolvimento em algumas das competências previstas, nomeadamente do pensamento crítico. A perceção de pertença ao grupo que ali se criou, as palestras dadas por especialistas de diferentes áreas e o projeto de agricultura sustentada, surgem como os momentos mais marcantes. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais para o desenvolvimento de competências socioemocionais, e do papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas também para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.
Agradecimentos/Acknowledgements
Fundação Calouste de Gulbenkian; Academia Pessoas/PESSOAS
Palavras-chave
Competências socioemocionais,Jovens,Academias Gulbenkian do Conhecimento,Educação não formal
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.