Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Academias Pessoas/Pessoas: Perceções dos jovens participantes sobre as suas competências socioemocionais e desenvolvimento do self
Book Title
Crianças em Risco e Perigo: Contextos, Investigação: Volume 6
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
As Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC), promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), desde 2018, visam promover, em crianças e jovens (0-25 anos), o desenvolvimento de competências socioemocionais que lhes permitam lidar com problemas complexos e ampliar as suas oportunidades de realização, através de projetos educativos não formais. A Academia pessoas/PESSOAS é uma das 100 Academias apoiadas por este programa e teve como participantes 18 jovens, dos 16 aos 18 anos de
idade. Esta Academia pretendia desenvolver um conjunto de competências (Adaptabilidade, Comunicação, Resiliência, Autorregulação, Pensamento criativo, Pensamento crítico, e Resolução de problemas) através de 20 residências mensais durante os fins-de-semana e pausas letivas que pretendiam alcançar um equilíbrio
entre uma experiência cultural diversificada e uma experiência em contexto de agricultura sustentada. A presente investigação pretendeu aceder, através de entrevistas narrativas, às perceções dos jovens participantes (N = 17) sobre a vivência desta experiência, procurando compreender como esta contribuiu também para o
desenvolvimento do seu self. Os resultados apontam para um sentido de crescimento pessoal e coletivo, e a perceção de desenvolvimento em algumas das competências previstas, nomeadamente
do pensamento crítico. A perceção de pertença ao grupo que ali se criou, as palestras dadas por especialistas de diferentes áreas e o projeto de agricultura sustentada, surgem como os momentos mais marcantes. Estes resultados vêm evidenciar a importância de projetos educativos não formais para o desenvolvimento de competências socioemocionais, e do papel ativo dos jovens não apenas no seu processo de crescimento e desenvolvimento pessoal, mas também para a construção de sociedades mais equitativas e sustentáveis.
Acknowledgements
Fundação Calouste de Gulbenkian; Academia Pessoas/PESSOAS
Keywords
Competências socioemocionais,Jovens,Academias Gulbenkian do Conhecimento,Educação não formal
Fields of Science and Technology Classification
- Psychology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.