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Adult Education and Lifelong learning in Southern European Societies
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.);
Event Title
International Conference Sociology of Education in Southern Europe: a step forward
Year (definitive publication)
2021
Language
English
Country
Italy
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Abstract
Num quadro de generalização da educação e de centralidade do conhecimento nas sociedades atuais, acompanhado pela intrageracionalidade (Enguita, 2007) da mudança, exigiu-se aos indivíduos um envolvimento ativo e contínuo em novas etapas de educação e aprendizagem. Afirmou-se o direito - e o dever - a uma relação com a educação - para lá da educação inicial e da escola- que deve acontecer ao longo e ao largo da vida. A cosmopolitização (Beck, 2016) das sociedades atuais, sublinha a importância de uma análise transnacional, para a compreensão dos fenómenos sociais. Reconhecendo a suma relevância de um olhar que compare os países que constituem o Sul da Europa, esta proposta de comunicação visa dar conta das regularidades e diferenças encontradas nos sistemas de educação e formação de adultos e na relação que os adultos, de cada um destes países, trava com a educação ao longo da vida. Porque a relação e a participação dos adultos com a ELV, só poderá ser analisada a partir do conhecimento da estrutura social em que esta decorre, e dos seus sistemas de educação e formação de adultos, num primeiro momento, apresentar-se-á o resultado de uma análise documental que compara os sistemas de educação de adultos nos países do Sul da Europa: a sua história, contextos (níveis de escolaridade da população), políticas públicas/programas, entidades promotoras e diferentes modalidades de oferta. Posteriormente, e partindo da análise secundária dos dados do Adult Education Survey (2016), comparar-se-á a relação dos adultos destes países com a educação ao longo da vida: participação e obstáculos no envolvimento com os diferentes tipos de educação (formal, não formal e informal). O diálogo entre estas comparações permitirá que estes países aprendam uns com os outros, identificando boas práticas que possam servir de pontos de referência à concretização da generalização do acesso à ELV.
Acknowledgements
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Keywords
Lifelong learning,non-formal education,informal education

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.