Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
ICRE17 International Conference on Research in Education: livro de resumos
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Com a implementação do Processo de Bolonha no ensino superior as competências
são o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, quer na dimensão técnico profissional, quer na perspectiva da transversalidade. Apesar de o conceito de
competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da actual
educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que
sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por
conteúdos ou áreas do saber. O propósito da investigação que se encontra em curso é o de
conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação,
capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas
de avaliação e certificação das referidas competências e promover o desenvolvimento
pessoal e profissional dos estudantes de 1º ciclo, onde será analisado como estudo de
caso a implementação do laboratório de competências transversais no ISCTE,
comparando indicadores de desempenho e formas de adesão à transferência de
competências por parte dos estudantes. Exercer este papel só é possível, se o professor
for um profissional reflexivo, agente da sua própria formação e estimulador da formação do
estudante, mediando a construção do conhecimento com actividades lúdicas, reflexivas, desafiadoras e criativas, possibilitando aos estudantes, tornarem-se
sujeitos participantes, autónomos e críticos.
Acknowledgements
--
Keywords
Educação,Competências,Transversalidade
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UID/SOC/03126/2013 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.