Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Publicação em atas de evento científico
Aproximando mundos: Jornalistas formam professores em Literacia dos Media
Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje
Ano (publicação definitiva)
2024
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Este artigo centra-se num projeto de formação de professores em Literacia dos Media, cujos formadores são jornalistas. Analisa dados recolhidos, através de questionário e de relatórios, em 17 formações desenvolvidas em Portugal (2019-2023), envolvendo mais de 300 professores dos vários níveis de ensino. Os dados foram tratados em SPSS e Atlas.ti. Os resultados revelam que os docentes valorizam a formação ministrada por jornalistas, conseguem planificar e implementar projetos de Literacia dos Media nas suas escolas, mas precisam de apoio e monitorização. A desinformação é um tema que os interessa, mas dividem-se quanto à duração e organização de formação na área.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia dos Media,formação contínua de professores,jornalistas,desinformação,monitorização de projetos.
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.