Publicação em atas de evento científico
As Bibliotecas de Ensino Superior e a gestão de ciência
João Dias (Dias, J.); Clara Parente Boavida (Boavida, C. P.); Maria João Amante (Amante, M. J.);
13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
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Abstract/Resumo
As Bibliotecas de Ensino Superior (BES) com sistemas CRIS e repositórios institucionais a seu cargo têm vindo a adaptar-se no sentido de responder às necessidades dos seus utilizadores. Passaram a incluir funções de gestão de ciência com benefícios para a comunidade científica e para a instituição. Com a proliferação de plataformas digitais dedicadas à disseminação e comunicação de ciência surgiu a necessidade de apoiar os docentes e investigadores na atualização da sua produção científica e proceder à validação de metadados, ajudando a manter a qualidade e veracidade da informação e contribuir para a simplificação e transparência dos processos de avaliação da instituição. Pretende-se, com este trabalho, descrever a atividade de uma Biblioteca de Ensino Superior com funções de gestão de ciência, enfatizando a interação CRIS-repositório institucional, o processo de validação de metadados e a atualização de perfil de investigador e respetivos currículos dos docentes e investigadores.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Perfil de investigador,Sistemas de Gestão de Informação Científica (CRIS),Validação de metadados,Gestão de ciência,Bibliotecas de Ensino Superior (BES)
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Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.