Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Journal Title
Educação e Pesquisa
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
Google Scholar
Alternative Titles
(English) The multiple faces of plagiarism among higher education students: a case study
Abstract
O olhar sociológico sobre o plágio entre alunos do ensino superior nas últimas décadas tem
produzido progressos teóricos e metodológicos que permitem problematizar e monitorizar
esse antigo e persistente fenômeno, considerando seus contornos contemporâneos. Este
artigo, resultante de um projeto de investigação, sistematiza alguns desses avanços por
forma a analisar criticamente as percepções sobre várias formas de plágio entre estudantes
no ano letivo de 2015/2016 numa instituição de ensino superior portuguesa, aferindo
(des)continuidades entre vários ciclos de estudo e controlando o efeito das variáveis sexo,
idade, área de estudos e conhecimento do código acadêmico em vigor nessa instituição.
Os dados em análise resultam de uma inquirição por questionário e permitem verificar
que as percepções dos estudantes sobre o que constitui plágio divergem, especialmente em
relação a algumas formas de plagiar, ainda que ganhem acuidade ao longo do percurso
acadêmico. Por outro lado, os estudantes dos diferentes ciclos destacam o papel do
conhecimento e do acompanhamento dos professores na prevenção dessa prática antiética.
O impacto positivo da socialização acadêmica nessas percepções atesta a importância de
uma pedagogia voltada para a honestidade e para a escrita intertextual, clamada pelos
próprios estudantes, mas frequentemente secundarizada nas políticas de prevenção e nos
currículos acadêmicos das instituições de ensino superior.
Acknowledgements
--
Keywords
Plágio,Percepções,Motivações,Estudantes do ensino superior
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UIDB/03126/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.