Relatório
Avaliação das Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe
Domingos Fernandes (Fernandes, D.); Jorge Ramos do Ó (Ó, J.); Ana Luísa Paz (Paz, A.); Marta Mateus de Almeida (Almeida, M.);
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
O propósito mais fundamental deste estudo de avaliação era avaliar as competências dos professores do ensino secundário da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tendo em conta a utilidade e a utilização que um estudo desta natureza pode proporcionar, a ideia de que as perspetivas de um alargado espetro de intervenientes pode contribuir para gerar informação credível e significativa acerca do fenómeno de interesse e ainda que este tipo de estudos pode gerar recomendações que vão no sentido de valorizar as pessoas para que estas possam ser mais autónomas na tomada de decisões, foi decidido desenvolver um trabalho apoiado conceitualmente nas chamadas perspetivas de avaliação orientadas por uma agenda social e, muito particularmente, na avaliação orientada para o “empoderamento”. Os resultados do estudo permitiram formular um conjunto de conclusões e recomendações que, no essencial, reconhecem a existência de um conjunto de potencialidades no sistema escolar da República Democrática que, em muito boa medida, podem responder às evidentes necessidades de formação dos professores do ensino secundário. São formuladas recomendações concretas acerca de medidas que, com a utilização de recursos muito limitados, podem contribuir para as referidas necessidades de formação dos professores.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Tipo de Relatório
Relatório anual de projecto internacional
Palavras-chave
Avaliação,Ensino Secundário,Políticas Públicas,Educação,Avaliação Educacional
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.