Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Avaliação das Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
O propósito mais fundamental deste estudo de avaliação era avaliar as competências dos professores do ensino secundário da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Tendo em conta a utilidade e a utilização que um estudo desta natureza pode proporcionar, a ideia de que as perspetivas de um alargado espetro de intervenientes pode contribuir para gerar informação credível e significativa acerca do fenómeno de interesse e ainda que este tipo de estudos pode gerar recomendações que vão no sentido de valorizar as pessoas para que estas possam ser mais autónomas na tomada de decisões, foi decidido desenvolver um trabalho apoiado conceitualmente nas chamadas perspetivas de avaliação orientadas por uma agenda social e, muito particularmente, na avaliação orientada para o “empoderamento”. Os resultados do estudo permitiram formular um conjunto de conclusões e recomendações que, no essencial, reconhecem a existência de um conjunto de potencialidades no sistema escolar da República Democrática que, em muito boa medida, podem responder às evidentes necessidades de formação dos professores do ensino secundário. São formuladas recomendações concretas acerca de medidas que, com a utilização de recursos muito limitados, podem contribuir para as referidas necessidades de formação dos professores.
Acknowledgements
--
Report Type
International project anual report
Keywords
Avaliação,Ensino Secundário,Políticas Públicas,Educação,Avaliação Educacional
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.