Scientific journal paper Q3
Avaliação em educação: Uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos.
Domingos Fernandes (Fernandes, D.);
Journal Title
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 9

(Last checked: 2024-07-02 01:01)

View record in Scopus


: 1.7
Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Neste artigo discutiram-se quatro questoes criticas da avaliação: a) avaliação formal e informal; b) a avaliação como (trans)disciplina; c) avaliação e qualidade; e d) avaliação e discernimento pragmatico. A finalidade da discussao era contribuir para desenvolver práticas de avaliação que pudessem responder melhor aos desafios dos sistemas educacionais. A discussao pareceu mostrar que a avaliação a desenvolver nos proximos anos tem que ser um processo com melhor integração teorica e melhor articulação entre diferentes visoes epistemologicas e metodologicas que influenciam as práticas avaliativas. De igual modo, mostrou que, cada vez mais, a avaliação tem que ser um esforco partilhado por investigadores e avaliadores da diversidade de disciplinas que sejam indispensaveis para descrever, analisar e interpretar a realidade a avaliar.
Acknowledgements
--
Keywords
Avaliação Educacional,Teoria da Avaliação,Epistemologia da Avaliação,Avaliação e Qualidade
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.