Artigo em revista científica
Condições de produção da arte feminista na Rússia. Públicos e práticas de recepção: The History of Gender and Art in Post-Soviet Space Žen d´Art 1989 - 2009 no MMOMA
Rui Pedro Fonseca (Fonseca, R. P.);
Título Revista
Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-23 08:25)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Neste estudo apresentam-se as condições de produção da arte feminista no contexto russo, assim como se identificam alguns dos mecanismos impeditivos de visibilidade com que as mulheres artistas se deparam. Apontam-se algumas das intenções, estratégias e critérios das artistas para a consecução da igualdade de género, dentro e fora do campo artístico. É um estudo também voltado para as práticas de receção dos públicos visitantes da exposição de arte feminista que teve lugar no MMOMA: foca-se a sua composição social, as motivações das suas visitas, os seus gostos estéticos, e as formas de articulação dos seus comentários (potencialmente geradores e evocadores a questões de género) a partir das obras por eles selecionadas.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Receção,Arte,Feminismo,MMOMA

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.