Book chapter
Desafios da educação - Aprender com o erro
Joana Alexandre (Alexandre, J.); Ana Barraca (Barraca, A.); Miguela Fernandes (Fernandes, M. ); Maria Isabel Pereira (Pereira, M.); Sofia Sateila (Sateila, S. );
Book Title
Desafios da Educação em tempos de (pós) pandemia: O contributo Ubuntu
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Abstract
Partindo de testemunhos de jovens e jovens adultos, no presente capítulo reflete-se sobre o erro, enquanto sinónimo de fragilidade ou de oportunidade. O erro é depois analisado dentro da abordagem de Carol Dweck (2012) - abordagem de growth mindset - conduzindo o leitor a entender o erro como uma oportunidade de crescimento, sobretudo no contexto educativo. O erro pode, assim, tornar-se alavanca de mudança, porque em torno deste conceito gira um outro, o de resiliência, analisado aqui enquanto conceito dinâmico e multidimensional. O capítulo apresenta, assim, uma reflexão em torno destes dois conceitos (o erro e a resiliência) e de como ambos se cruzam, para uma análise sobre a escola e os desafios e metas desta.
Acknowledgements
--
Keywords
Resiliência,Erro,Growth Mindset
  • Psychology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.