Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Descolonizar a Inteligência Artificial. Um projeto expositivo virtual e em instalação performativa
Book Title
Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Partindo de uma experiência pedagógica em ambiente universitário discutimos
a necessidade de descolonizar a inteligência artificial (IA), abordando
as desigualdades e os preconceitos embutidos nos sistemas algorítmicos.
O projeto desenvolveu‑se
no âmbito de uma Unidade Curricular da Licenciatura
em Antropologia do Iscte – Colonialismo, Pós‑colonialismo
e Antropologia.
A constatação de que a IA reflete e reforça estruturas coloniais de poder, perpetuando
discriminações raciais, sociais e culturais, exige uma intervenção
descolonizadora. Os modelos de IA são treinados com dados predominantemente
ocidentais, o que marginaliza outras perspetivas e reproduz visões
hegemônicas. O texto defende uma IA que respeite a pluralidade cultural, promovendo
justiça social e tecnológica. Para descolonizar a IA, é necessário adotar
uma abordagem mais inclusiva e ética, ampliando a diversidade na coleta
de dados e no desenvolvimento tecnológico. Também é essencial garantir
transparência nos algoritmos e estimular regulações que combatam vieses
discriminatórios. Neste projeto de experimentação em IA com uma vertente
expositiva, os/as estudantes participarão ativamente do projeto pedagógico
por meio de diversas atividades práticas e teóricas, que incentivam a reflexão
crítica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos; irão estudar como os
algoritmos de IA funcionam, identificando possíveis vieses discriminatórios;
apoiarão no desenvolvimento de um projeto de IA mais inclusivo e ético na
construção de biografias de pessoas racializadas. O objetivo é que os/as estudantes
não apenas compreendam a IA de um ponto de vista técnico, mas também
desenvolvam uma visão crítica e ativa, ajudando a criar tecnologias mais
inclusivas e socialmente responsáveis.
Acknowledgements
Agradeço a Mel Campos e Leo Oliveira pela sua participação neste projeto de criatividade pedagógica na UC que coordenei de Colonialismo, Pós-Colonialismo e Antropologia da Licenciatura em Antropologia.
Keywords
decolonial,Inteligência artificial,educação,biografias,racismo
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português