Capítulo de livro
Descolonizar a Inteligência Artificial. Um projeto expositivo virtual e em instalação performativa
Paulo Raposo (Raposo, P.); Ana Amélia Campos dos Anjos (Mel Campos); Leonardo Oliveira (Leo Oliveira);
Título Livro
Novos exemplos de Práticas Pedagógicas e Estratégias de Inovação Pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Partindo de uma experiência pedagógica em ambiente universitário discutimos a necessidade de descolonizar a inteligência artificial (IA), abordando as desigualdades e os preconceitos embutidos nos sistemas algorítmicos. O projeto desenvolveu‑se no âmbito de uma Unidade Curricular da Licenciatura em Antropologia do Iscte – Colonialismo, Pós‑colonialismo e Antropologia. A constatação de que a IA reflete e reforça estruturas coloniais de poder, perpetuando discriminações raciais, sociais e culturais, exige uma intervenção descolonizadora. Os modelos de IA são treinados com dados predominantemente ocidentais, o que marginaliza outras perspetivas e reproduz visões hegemônicas. O texto defende uma IA que respeite a pluralidade cultural, promovendo justiça social e tecnológica. Para descolonizar a IA, é necessário adotar uma abordagem mais inclusiva e ética, ampliando a diversidade na coleta de dados e no desenvolvimento tecnológico. Também é essencial garantir transparência nos algoritmos e estimular regulações que combatam vieses discriminatórios. Neste projeto de experimentação em IA com uma vertente expositiva, os/as estudantes participarão ativamente do projeto pedagógico por meio de diversas atividades práticas e teóricas, que incentivam a reflexão crítica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos; irão estudar como os algoritmos de IA funcionam, identificando possíveis vieses discriminatórios; apoiarão no desenvolvimento de um projeto de IA mais inclusivo e ético na construção de biografias de pessoas racializadas. O objetivo é que os/as estudantes não apenas compreendam a IA de um ponto de vista técnico, mas também desenvolvam uma visão crítica e ativa, ajudando a criar tecnologias mais inclusivas e socialmente responsáveis.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradeço a Mel Campos e Leo Oliveira pela sua participação neste projeto de criatividade pedagógica na UC que coordenei de Colonialismo, Pós-Colonialismo e Antropologia da Licenciatura em Antropologia.
Palavras-chave
decolonial,Inteligência artificial,educação,biografias,racismo

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.