Publicação em atas de evento científico
Deteção de manipulação de resultados e seu impacto nos fundos europeus: Uma abordagem analítica
Susana Ribeiro Fernandes (Fernandes, S.); Raul Laureano (Laureano, R. M. S.); Catarina Abrantes (Abrantes, C.); Luís Laureano (Laureano, L. M. S.);
2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Estados Unidos da América
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-15 08:01)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-04-17 20:05)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Earnings management detection and its impact on european funds: A data analytics approach

Abstract/Resumo
Portugal nos próximos anos vai receber, 66,2 mil milhões de euros da União Europeia, sendo 45 mil milhões para atenuar o impacto da pandemia na economia e 21,2 mil milhões do próximo quadro comunitário 2021-2027. Mas o sucesso da atribuição dos fundos europeus às PME e o impacto na economia continua a estar em debate, tornando-se urgente encontrar soluções eficientes e eficazes para o benefício da economia portuguesa. Assim, como podem as técnicas analíticas de deteção de manipulação de resultados e de análise preditiva beneficiar o processo de atribuição de fundos financeiros às PME portuguesas? Para responder à questão utilizou-se o modelo M-Score de Beneish combinado com árvores de classificação (CART e CHAID) com o objetivo de prever o sucesso dos projetos financiados por fundos da União Europeia. Os resultados são promissores, ao identificar como bons preditores do sucesso dos projetos de investimentos das PME, à data da candidatura, os índices M-Score. Assim, os organismos gestores dos fundos europeus ganham insights relativos à importância que a manipulação de resultados pode ter na aprovação das candidaturas de projetos, mas não se refletindo, posteriormente, esse financiamento em projetos de sucesso.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Manipulação de resultados,M-Score Beneish,Árvores decisão,Fundos europeus,PME
  • Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/GES/00315/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDP/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.