Do comunismo ao neoliberalismo em Moçambique: a escola como instrumento de (i)mobilidade identitária e (re)criadora de fronteiras sociais e políticas
Event Title
II Encontro Grupo de Investigação Circulação e Produção de Lugares - (I)mobilidades e a multiplicação de fronteiras
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
Abstract
Partindo de uma perspectiva crítica do conceito de globalização (e.g. Delanty e
O’Mahony 2002), a escola é apresentada como uma instituição que reflecte o momento
ideológico e regime político em curso (e.g. Arendt 1961). A escola surge como uma
instituição que sublinha a desigualdade social, potenciando a construção de um
conhecimento oficial que se traduz na criação de uma identidade nacional que se
pretende unitária, sendo contudo contestada no campo das práticas da educação
informal (e.g. Bourdieu e Passeron 1990). Nesta perspectiva, a escola permite o
desenvolvimento de formas de resistência quotidianas revelando o ‘currículo
escondido’, onde se confrontam fronteiras sociais e politicas aparentemente estanques
(e.g. Wilcox 1982; Scott 1985). Nesta comunicação pretende-se reflectir sobre o
trabalho de campo etnográfico e recolha de histórias de vida realizado entre 2011 e 2013
em Maputo, Moçambique. A recolha do material ancorou-se no conceito de geração
entendida como um grupo de indivíduos que partilha experiências políticas relevantes
(Abrams 1982). Cada geração de moçambicanos está ligada a um período ideológico e
político específico (Carvalho 2016): 1ª geração e socialismo (1975-1986); 2ª geração e
democracia (1986-2005); 3ª geração e neoliberalismo (2005-2014). As três gerações
partilham em comum a experiência da Guerra Civil em Moçambique (1976-1992), bem
como a noção de mobilidade como característica de uma identidade nacional partilhada.
Acknowledgements
Organização: Grupo de Investigação Circulação e Produção de Lugares, CRIA, Evento financiado pela FCT através do UID/ANT/04038/2013
Keywords
Moçambique,Pedagogia Crítica,Gerações,Socialismo,Neoliberalismo
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Other Social Sciences - Social Sciences
- Anthropology - Social Sciences
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.