Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Educação transformadora: o projeto #poramoraomar como aprendizagem socioecológica
Journal Title
Letramento SocioAmbiental
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Este estudo investiga caminhos para uma educação
socioambiental transformadora. A pesquisa qualitativa, com
questionários semiestruturados, analisou ações de escolas brasileiras no
projeto #PorAmorAoMar, em parceria com a ONU Meio Ambiente por
#mareslimpos, voltadas ao enfrentamento do plástico como crise
sistêmica. A análise baseou-se na teoria da aprendizagem
socioecológica transformadora de Stephen Sterling. Os resultados
apontaram uma ampliação na contextualização do tema, apesar dos
desafios no enfrentamento à descartabilidade, e indícios de fragilidade
nas abordagens críticas e ações continuadas — essenciais à
sustentabilidade. Esta pesquisa sinaliza caminhos promissores para a
ressignificação da formação docente e dos sistemas escolares.
Acknowledgements
--
Keywords
Plástico no oceano,Educação sistêmica,Aprendizagem socioecológica,Educação transformadora
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.
Português