Scientific journal paper
Educação transformadora: o projeto #poramoraomar como aprendizagem socioecológica
Claudia Lima (Lima, C.); Deisiane Delfino (Delfino, D.); Carla Mouro (Mouro, C.);
Journal Title
Letramento SocioAmbiental
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este estudo investiga caminhos para uma educação socioambiental transformadora. A pesquisa qualitativa, com questionários semiestruturados, analisou ações de escolas brasileiras no projeto #PorAmorAoMar, em parceria com a ONU Meio Ambiente por #mareslimpos, voltadas ao enfrentamento do plástico como crise sistêmica. A análise baseou-se na teoria da aprendizagem socioecológica transformadora de Stephen Sterling. Os resultados apontaram uma ampliação na contextualização do tema, apesar dos desafios no enfrentamento à descartabilidade, e indícios de fragilidade nas abordagens críticas e ações continuadas — essenciais à sustentabilidade. Esta pesquisa sinaliza caminhos promissores para a ressignificação da formação docente e dos sistemas escolares.
Acknowledgements
--
Keywords
Plástico no oceano,Educação sistêmica,Aprendizagem socioecológica,Educação transformadora

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.