Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Educação transformadora: o projeto #poramoraomar como aprendizagem socioecológica
Título Revista
Letramento SocioAmbiental
Ano (publicação definitiva)
2025
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Este estudo investiga caminhos para uma educação
socioambiental transformadora. A pesquisa qualitativa, com
questionários semiestruturados, analisou ações de escolas brasileiras no
projeto #PorAmorAoMar, em parceria com a ONU Meio Ambiente por
#mareslimpos, voltadas ao enfrentamento do plástico como crise
sistêmica. A análise baseou-se na teoria da aprendizagem
socioecológica transformadora de Stephen Sterling. Os resultados
apontaram uma ampliação na contextualização do tema, apesar dos
desafios no enfrentamento à descartabilidade, e indícios de fragilidade
nas abordagens críticas e ações continuadas — essenciais à
sustentabilidade. Esta pesquisa sinaliza caminhos promissores para a
ressignificação da formação docente e dos sistemas escolares.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Plástico no oceano,Educação sistêmica,Aprendizagem socioecológica,Educação transformadora
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.
English