Artigo em revista científica Q4
“Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsariana
Xénia de Carvalho (Carvalho, X.);
Título Revista
Cadernos de Estudos Africanos
Ano (publicação definitiva)
2020
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-18 23:18)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) “In Mozambique… Damn it! The children of the leaders had a school!” – Memories of three generations and their school narratives in sub-Saharan Africa

Abstract/Resumo
Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.
Agradecimentos/Acknowledgements
Agradecer a leitura crítica e respetivos comentários feitos pelos reviewers, incorporados no texto. Os agradecimentos estendem-se também à leitura crítica do texto inicial feita pelo Professor Fernando Florêncio, cujos contributos foram incluídos.
Palavras-chave
Pedagogia crítica,Geração,Etnografia,Histórias de vida,Narrativa,Moçambique
  • Antropologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UIDB/04038/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.