Scientific journal paper Q4
“Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsariana
Journal Title
Cadernos de Estudos Africanos
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-12-18 21:20)

View record in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

Alternative Titles

(English) “In Mozambique… Damn it! The children of the leaders had a school!” – Memories of three generations and their school narratives in sub-Saharan Africa

Abstract
Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.
Acknowledgements
Agradecer a leitura crítica e respetivos comentários feitos pelos reviewers, incorporados no texto. Os agradecimentos estendem-se também à leitura crítica do texto inicial feita pelo Professor Fernando Florêncio, cujos contributos foram incluídos.
Keywords
Pedagogia crítica,Geração,Etnografia,Histórias de vida,Narrativa,Moçambique
  • Anthropology - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/04038/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Related Projects

This publication is an output of the following project(s):

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.