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Estudantes de origem brasileira no ensino básico e secundário em Portugal: padrões e desafios
Sandra Mateus (Mateus, S.); Teresa Seabra (Seabra, T.);
Event Title
IV CICSE - IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A educação representa uma instituição chave no processo de integração dos filhos dos imigrantes (e refugiados) e das suas famílias. Portugal não é exceção, e a integração de um número crescente de crianças e jovens provenientes de movimentos migratórios no seu sistema educativo tem sido uma das muitas, e profundas, mudanças experimentadas ao longo das últimas décadas. Nos últimos anos, um grupo em particular assumiu uma presença notória nas escolas portuguesas, apesar de pouco estudada na sociologia portuguesa: os descendentes de imigrantes brasileiros. Os brasileiros eram, em 2017, o grupo de imigrantes com o maior contingente em Portugal, representando 20,3 por cento do total de imigrantes (SEF, 2017). A população escolar tem refletido esta evolução. Embora tenham uma presença significativa nas escolas portuguesas, pouco se sabe sobre as suas experiências e desafios educativos específicos
Acknowledgements
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Keywords
Descendentes de imigrantes,educação,integração,Brasil
  • Educational Sciences - Social Sciences
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.