Comunicação em evento científico
Estudo de caracterização das práticas de ensino de ética e deontologia profissional nos cursos de sociologia
Rosário Mauritti (Mauritti, R); Vítor Sérgio Ferreira (Ferreira, V.S.); Mariana Lopes Baptista (Baptista, Mariana);
Título Evento
X Congresso Português de Sociologia | Na era da “pós-verdade”? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-04-22 11:51)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Apresenta-se os resultados do estudo desenvolvimento no âmbito das atividades do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) de caracterização das práticas de ensino de ética e deontologia profissional nos cursos de sociologia. O estudo faz um levantamento de práticas de educação-formação visando a sensibilização dos estudantes sobre questões éticas e deontológicas, num segundo plano de análise focaliza as orientações valorativas de diretores, coordenadores de UC e docentes sobre i. a relevância atribuída à inclusão formal destas questões nos cursos de sociologia; ii. desafios colocados neste domínio numa fase de consolidação de tendências de diversificação do espaço de intervenção científica, técnica e profissional. As dimensões de análise e fontes de informação consideraram o «Contexto atual de ensino da sociologia» (oferta formativa da sociologia em Portugal: nº global de diplomados; tendências registadas na procura de formação; Fonte: Censos e DGEEC); «Ética e deontologia nos cursos de sociologia»: uma análise a partir de informação publicada nos sites das Instituições de Ensino e resultados do Inquérito aos diretores, coordenadores e docentes de instituições com oferta formativa em sociologia (análise quali-quantitativa).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Deontologia,ética,Ensino da sociologia
  • Sociologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.