Artigo em revista científica
Estudos juvenis em eLearning: construção de um curso de aprofundamento científico e profissional
Cristina Pereira Vieira (Vieira, C. P.); Susana Henriques (Henriques, S.); Liana Abrão Romera (Romera, L. A.);
Título Revista
EducaOnline
Ano
2019
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
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Abstract/Resumo
Este artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução de pressupostos relativos a um entendimento universal e uniforme da noção de juventude, pensada como uma unidade social. Neste sentido, procuramos abolir o mito de juventude pensada como uma categoria com condutas homogéneas e centramos toda a nossa sustentação teórica na ideia de juventude socialmente manipulada e manipulável. Ao longo do desenho da Pós-graduação em Estudos Juvenis apresentamos os princípios pedagógicos orientadores, procurando dar enfase à perspetiva interdisciplinar e interdepartamental, envolvendo efetivamente áreas científicas e pedagógicas de dois departamentos da Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Neste sentido, é dada especial importância à necessidade de especialização de públicos estratégicos, com formação superior e com responsabilidade nos domínios da juventude, encarando esta pós-graduação como um desafio de aproximação e de referência expressa à responsabilidade social da academia com a sociedade civil.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Jovens,Estudos juvenis,Pós-graduação em eLearning,Curso científico-profissional
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.