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Ficar de fora das (novas) oportunidades: um retrato da população pouco escolarizada que permanece à margem dos processos de educação formal.
Vanessa Silva (Carvalho da Silva, V.); Patrícia Ávila (Ávila, P.);
Event Title
X Congresso Português de Sociologia
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A proposta de comunicação resulta de uma investigação em curso, no âmbito do projeto de Doutoramento em Sociologia, que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do conhecimento sociológico sobre os contextos, processos, disposições e reflexividades dos adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. A centralidade do conhecimento e da escolaridade nas sociedades atuais contrasta com o (ainda) persistente défice de qualificações da população adulta em Portugal, historicamente dependente de políticas transitórias (Araújo,2015). Apesar de esforços recentes (Iniciativa Novas Oportunidades), sublinham-se os riscos de uma evolução exígua (Capucha, 2013) e alerta-se para a existência de um segmento da população que tem ficado à margem destes processos (Silva, 2015). Sendo a investigação metodologicamente orientada por uma abordagem mixed methods, o foco desta apresentação será a sua componente extensiva, que pretende mapear o fenómeno, culminando na construção de uma tipologia que visa retratar os perfis deste segmento da população, atendendo à diversidade de condições de vida, trajetórias, práticas e contextos. A comunicação estará organizada em três momentos. O primeiro momento visa a apresentação de alguns dos estudos centrais sobre Educação e Formação de Adultos em Portugal, a partir dos quais foi feito um levantamento das principais conclusões sobre o que implica ‘ser-se adulto e pouco escolarizados’ nas sociedades atuais. No segundo momento serão apresentados dois estudos extensivos realizados em Portugal, apoiados em amostras representativas da população, cuja análise secundária dos dados permitirá concretizar a componente extensiva desta investigação: o Inquérito à Educação e Formação de Adultos, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística ao longo de uma década (2007, 2011 e 2016) e o estudo extensivo desenvolvido em 2016 pelo EDULOG, “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?”. A partir da análise secundária dos dados desses inquéritos, serão apresentados, num terceiro momento, os principais elementos de caracterização social dos adultos pouco escolarizados que, em Portugal, têm permanecido à margem dos processos de educação formal. Finalmente, partindo de um conjunto mais alargado de variáveis (dos mesmos inquéritos), incluindo elementos de caracterização social, indicadores de práticas, de contextos e disposições face à aprendizagem ao longo da vida, procurar-se-á mapear a diversidade de perfis do segmento da população em análise. Serão mobilizados métodos de análise multivariada (p.ex. análise de clusters), a partir dos quais se chegará a uma tipologia dos adultos pouco escolarizados que têm ficado à margem dos processos de educação formal. Considera-se que o conhecimento sociológico da diversidade social subjacente a este segmento da população é fundamental para a intervenção sociopolítica nesta área.
Acknowledgements
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Keywords
adultos pouco escolarizados,aprendizagem ao longo da vida,educação formal de adultos,desigualdades sociais
  • Sociology - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.