Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Book Title
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Pesquisa de Terreno é uma optativa livre oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas,
que pode ser frequentada por qualquer estudante nacional ou internacional que queira
desenvolver competências no âmbito das metodologias qualitativas para as ciências sociais e
humanas. Coordenada durante anos pela Professora Graça Cordeiro, antropóloga, esta unidade
curricular agrega estudantes dos mais variados cursos de mestrado, mas também alguns de
doutoramento e de licenciatura, chegando a ter quatro turmas, por vezes ultrapassando um
total de cem alunos por semestre. A coordenadora tem convidado vários docentes para ajudar a
lecionar as diferentes turmas, que operam todas no primeiro semestre.
Desde o ano letivo de 2016/2017 que Pesquisa de Terreno é oferecida também em língua inglesa,
havendo sempre uma turma que me cabe lecionar, a convite da coordenadora. Neste artigo
descreverei a experiência que tenho tido ao longo dos anos, procurando dar conta dos desafios
ao nível da língua e ao nível da qualidade da comunicação docente – estudantes, em confronto
com o modelo pedagógico do Iscte. O foco do artigo será, contudo, nas práticas pedagógicas
desenvolvidas. Ao longo de dez sessões, quatro sessões incluem exercícios práticos durante o
tempo da sessão, permitindo uma abordagem que subalterniza o método expositivo e premeia o
debate e a participação de formas diversas. Fora das aulas, os alunos desenvolvem um exercício
etnográfico de curta duração, e os resultados serão igualmente apresentados e analisados,
indicando possíveis melhorias no futuro desta UC, lecionada em língua inglesa.
Acknowledgements
Conselho Pedagógico Iscte; Graça Cordeiro; Inês Pereira
Keywords
Pesquisa de terreno,Atividades pedagógicas em sala de aula
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.