Capítulo de livro
Gamificação no Ensino Superior: Simulação e Avaliação do Modelo “Exploradores do Conhecimento”
Rui Miguel Pascoal (Pascoal, R.);
Título Livro
Caderno temático: O lugar da(s) inteligência(s) – entre o relacional e o artificial
Ano (publicação definitiva)
2026
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Overton

Abstract/Resumo
Este artigo apresenta e avalia, por meio de simulação, um modelo de gamificação denominado “Exploradores do Conhecimento”, desenvolvido para o ensino superior. O modelo integra elementos de jogos — como missões académicas, sistemas de pontuação, recompensas, rankings e feedback contínuo — ao currículo de disciplinas universitárias, com o objetivo de promover maior engajamento, aprendizagem ativa e desenvolvimento de competências. A simulação foi conduzida num cenário fictício de um curso de Gestão com vinte perfis estudantis variados, permitindo observar tendências de participação, desempenho e evolução de competências. Os resultados indicam aumento significativo do envolvimento, melhoria no desempenho académico e fortalecimento de habilidades colaborativas e analíticas. Observou-se também a importância do equilíbrio entre desafio e suporte, bem como a necessidade de adaptação a diferentes perfis de aprendizagem. O estudo conclui que a gamificação, quando aplicada de forma estruturada e pedagógica, pode representar uma estratégia eficaz de inovação no ensino superior.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Gamificação,Ensino Superior,Aprendizagem Ativa,Simulação Educacional,Competências Acadêmicas,Engajamento Estudantil,Inovação Pedagógica.
  • Outras Engenharias e Tecnologias - Engenharia e Tecnologia
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência_Iscte a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.