Comunicação em evento científico
Geometria e Computação: Desafios Digitais no Ensino e Aprendizagem da Geometria na Escola.
Alexandra Paio (Paio, A.);
Título Evento
Jornadas Didáticas 2018
Ano (publicação definitiva)
2018
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-03-28 22:49)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A inovação digital do século XXI tem impulsionado uma verdadeira revolução na geometria, considerando as limitações dos métodos geométricos tradicionais na resolução de problemas cada vez mais complexos. Os jovens criadores dispõem de um conjunto de ferramentas digitais que fazem com que a geometria faça parte do seu dia a dia tanto na modulação 3D paramétrica e algorítmica, bem como principal meio de comunicação. A geometria está no centro do processo criativo e é omnipresente, desde os estágios iniciais do desenho de soluções até à construção de objectos ou edifícios. Contudo, o aumento de possibilidades não tem sido acompanhado por mudanças no ensino e aprendizagem da geometria em Portugal. Nesta conjuntura, questiona-se: Qual o papel do ensino da geometria no desenvolvimento do pensamento criativo contemporâneo? A presente comunicação apresentará um conjunto de projectos internacionais que possibilitem debater os desafios digitais no ensino e aprendizagem da geometria nas escolas nacionais.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Geometria,Computação,Didatica
  • Matemáticas - Ciências Naturais
  • Artes - Humanidades

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.