Talk
Geometria e Computação: Desafios Digitais no Ensino e Aprendizagem da Geometria na Escola.
Alexandra Paio (Paio, A.);
Event Title
Jornadas Didáticas 2018
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-19 12:36)

View record in Google Scholar

Abstract
A inovação digital do século XXI tem impulsionado uma verdadeira revolução na geometria, considerando as limitações dos métodos geométricos tradicionais na resolução de problemas cada vez mais complexos. Os jovens criadores dispõem de um conjunto de ferramentas digitais que fazem com que a geometria faça parte do seu dia a dia tanto na modulação 3D paramétrica e algorítmica, bem como principal meio de comunicação. A geometria está no centro do processo criativo e é omnipresente, desde os estágios iniciais do desenho de soluções até à construção de objectos ou edifícios. Contudo, o aumento de possibilidades não tem sido acompanhado por mudanças no ensino e aprendizagem da geometria em Portugal. Nesta conjuntura, questiona-se: Qual o papel do ensino da geometria no desenvolvimento do pensamento criativo contemporâneo? A presente comunicação apresentará um conjunto de projectos internacionais que possibilitem debater os desafios digitais no ensino e aprendizagem da geometria nas escolas nacionais.
Acknowledgements
--
Keywords
Geometria,Computação,Didatica
  • Mathematics - Natural Sciences
  • Arts (arts, history of arts, performing arts, music) - Humanities

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.