Book chapter
Gestão da qualidade em organizações sociais
Margarida Saraiva (Saraiva, M.); Marco Paulo Santos (Santos, M.); António Ramos Pires (Pires, A.);
Book Title
Gestão das organizações sociais
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-20 00:57)

View record in Google Scholar

Abstract
Um Sistema de gestão da qualidade é um instrumento que fornece as ferramentas necessárias para uma otimização do funcionamento de uma organização, bem como para a melhoria da sua competitividade e posicionamento no mercado. Externamente, quando bem construído, implementado e comunicado, contribui para a melhoria da sua imagem. As organizações sociais, em franca expansão por imposição demográfica, percebem, hoje, a irreversível relevância da sua existência e o aumento da exigência para com os seus serviços prestados, de acordo com a, cada vez maior, exigência dos seus clientes. Considerando a comparação feita entre duas organizações sociais, A e B, em que a A possui um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e certificado, e a B não, verifica-se que este instrumento impacta positivamente na vida das organizações. As melhorias existem, principalmente, no planeamento e no desempenho organizacional. Verifica-se que um Sistema de Gestão da Qualidade implementado numa organização social produz impactos muito positivos, sobretudo, na comunicação interna, na qualidade da formação disponibilizada, na realização profissional dos trabalhadores, no desenvolvimento do trabalho em equipa e na procura da melhoria contínua. Um Sistema de Gestão da Qualidade apresenta-se, pois, como um instrumento estratégico de fulcral importância na prestação de serviços das organizações sociais e no posicionamento relativamente ao mercado, tal como elemento distintivo e diferenciador para o público interno e externo.
Acknowledgements
--
Keywords
Gestão da qualidade,Organizações sociais,Sistema de gestão da qualidade
  • Economics and Business - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.