Book chapter
Inclusão e participação social em educação de infância
Cecília Aguiar (Aguiar, C.); Joana Dias Cadima (Cadima, J.); Nadine Correia (Correia, N.); João R. Daniel (Daniel, J.); Ana Fialho (Fialho, A.); Ana Madalena Gamelas (Gamelas, A,); Ana Aguiar (Aguiar, A.); Milene Ferreira (Ferreira, M.); Inês Peceguina (Peceguina, I.); António José dos Santos (Santos, A.J.); Júlia Serpa Pimentel (Pimentel, J.); et al.
Book Title
Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-13 22:26)

View record in Google Scholar

Abstract
A inclusão em educação de infância pode ser definida como o conjunto de valores, políticas e práticas que apoiam o direito de cada criança e da sua família, independentemente das suas capacidades, a participar num vasto conjunto de atividades e contextos enquanto membros de pleno direito (DEC/ NAEYC, 2009). De acordo com esta definição, os resultados desejáveis das experiências inclusivas para crianças com e sem incapacidades, incluem um sentimento de pertença, relações sociais positivas e amizades, desenvolvimento e aprendizagem. Assim, podemos considerar que contextos de educação de infância de elevada qualidade são aqueles que permitem atingir estes objetivos, respondendo às necessidades de todas as crianças, de modo a que possam atingir todo o seu potencial.
Acknowledgements
--
Keywords
  • Psychology - Social Sciences
  • Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
PTDC/CPE-CED/117476/2010 FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.