Talk
Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico
Armanda Matos (Matos, A. P. M.); Ana Seixas (Seixas, A.); Isabel Festas (Festas, I.); Elzbieta Bobrowicz-Campos (Bobrowicz-Campos, E.);
Event Title
VI Congresso Literacia, Media e Cidadania: Transição Digital e Políticas Públicas
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-18 08:20)

View record in Google Scholar

Abstract
A comunicação, atividade humana básica que entretece a aprendizagem, a educação, o trabalho, o entretenimento, a interação e a participação, ganha continuamente novas formas e novos meios e estende-se crescentemente ao ambiente digital, suscitando um reconhecimento amplo da importância de educar os cidadãos, desde muito cedo, para um uso eficaz e criterioso dos media digitais e para uma leitura informada e crítica dos seus conteúdos. Este reconhecimento, favorecido pelos múltiplos esforços de organizações internacionais como a UNESCO e pelas iniciativas e orientações das instituições europeias, tem sido potenciado por acontecimentos mais recentes, como o fenómeno da desinformação e das fake news e a pandemia de covid-19, refletindo-se nas políticas educativas nacionais. Em Portugal, a integração dos media entre os temas a abordar na educação para a cidadania e as medidas relacionadas com a capacitação digital das escolas e dos professores são disso exemplo. É neste contexto que a investigação sobre as competências de literacia mediática e digital de crianças e jovens se revela fundamental, no sentido de contribuir com orientações que possam auxiliar no desenho e no desenvolvimento da ação educativa. Na presente comunicação visa-se apresentar um estudo de natureza quantitativa, desenvolvido no âmbito do Projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), que teve como objetivo a avaliação das competências de literacia digital e mediática de alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, de escolas públicas e privadas de diferentes regiões de Portugal (n=1781), com recurso a um questionário online. É nosso objetivo apresentar alguns resultados do estudo realizado, centrando a análise e a reflexão na relação encontrada entre as competências de literacia digital e mediática e algumas variáveis contextuais, tais como as experiências individuais de uso dos media pelos alunos e certas variáveis sociodemográficas (e.g., ano de escolaridade, sexo, habilitações literárias dos pais). Estes resultados serão discutidos, bem como as suas potenciais implicações ao nível das políticas e práticas educativas.
Acknowledgements
The COMEDIG project (PTDC/CED-EDG/32560/2017) is developed with support of FEDER funds through the COMPETE 2020, Portugal 2020 and European Union Program, and of National Funds (PIDDAC) through the Portuguese Foundation for Science and Technology.
Keywords
literacia digital e mediática,avaliação de competências,variáveis contextuais,educação para os media,escola
  • Educational Sciences - Social Sciences

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.