Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Book Title
Alfabetização baseada na Ciência: manual do curso ABC
Year (definitive publication)
2021
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Ao longo deste capítulo, abordamos conceitos centrais para a perspectiva da literacia emergente,
que assenta em dois grandes vetores: a competência da criança e o papel dos contextos nas oportunidades
de contato com a linguagem escrita. Neste sentido, esta abordagem tem três enfoques principais: (1)
Explicitar o processo de apropriação da linguagem escrita, procurando ilustrar as concepções precoces
das crianças; (2) Demonstrar a importância destes conhecimentos como facilitadores das aprendizagens
mais formais; e (3) Fundamentar a importância da qualidade dos contextos educativos, não só ao nível
das oportunidades de exploração e uso da leitura e da escrita em situações reais, e com significado,
como também ao nível das interações estabelecidas com os outros. Neste capítulo, salientamos ainda o
papel central da intencionalidade dos profissionais de educação de infância e a importância de práticas
pedagógicas ajustadas às caraterísticas e conhecimentos específicos de cada criança.
Acknowledgements
--
Keywords
Literacia emergente,Aualidade dos contextos educativos,Intencionalidade educativa,Concepções das crianças,Oportunidades autênticas de escrita
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
---|---|
UIDB/03125/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.