Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Título Livro
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Abstract/Resumo
Descreve-se a metodologia andragógica de aquisição de competências da unidade curricular
de Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), envolvendo soluções
tecnológicas digitais baseadas em casos de estudo reais. A abordagem metodológica, baseada
na experimentação, por projeto, envolve análise de requisitos, modelação de processos de
negócio e de software, especificação de testes, implementação em low-code e execução dos
testes sobre a implementação do protótipo. A metodologia de ensino é baseada em projeto
com o objetivo de fomentar a aprendizagem conceptual e prática. Valoriza-se a integração com
sistemas externos, através de serviços web integrados desde a modelação de processos de
negócio. O modelo conceptual da UC de CDSI é apresentado e as evidências explanadas revelam
a importância andragógica instrumental da metodologia baseada em projeto de resolução de
problemas, ativa e colaborativa, enfatizando a promoção do desenvolvimento digital, social
e interpessoal dos estudantes. A natureza dos assuntos abordados, a dinâmica dos grupos e o
regime de acompanhamento pelos docentes introduzem os estudantes à dinâmica empresarial
tecnológica. O projeto combina a aquisição de competências técnicas, comportamentais e
interpessoais, focando-se numa abordagem dupla, nas perspetivas empresarial e académica. Em
CDSI, a mudança do método tradicional para a metodologia por projeto aproxima os estudantes
ao contexto profissional. Os docentes introduzem os conceitos estruturais, tornando-se
facilitadores no processo de desenvolvimento, acompanhando de forma personalizada cada
grupo, estimulando a autonomia e maturidade analítica na resolução do projeto.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Metodologia andragógica,Aprendizagem por projeto,Experimentação,Conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Classificação Fields of Science and Technology
- Ciências da Computação e da Informação - Ciências Naturais
- Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática - Engenharia e Tecnologia
Contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.