Ciência-IUL
Publications
Publication Detailed Description
Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Book Title
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
Abstract
Descreve-se a metodologia andragógica de aquisição de competências da unidade curricular
de Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), envolvendo soluções
tecnológicas digitais baseadas em casos de estudo reais. A abordagem metodológica, baseada
na experimentação, por projeto, envolve análise de requisitos, modelação de processos de
negócio e de software, especificação de testes, implementação em low-code e execução dos
testes sobre a implementação do protótipo. A metodologia de ensino é baseada em projeto
com o objetivo de fomentar a aprendizagem conceptual e prática. Valoriza-se a integração com
sistemas externos, através de serviços web integrados desde a modelação de processos de
negócio. O modelo conceptual da UC de CDSI é apresentado e as evidências explanadas revelam
a importância andragógica instrumental da metodologia baseada em projeto de resolução de
problemas, ativa e colaborativa, enfatizando a promoção do desenvolvimento digital, social
e interpessoal dos estudantes. A natureza dos assuntos abordados, a dinâmica dos grupos e o
regime de acompanhamento pelos docentes introduzem os estudantes à dinâmica empresarial
tecnológica. O projeto combina a aquisição de competências técnicas, comportamentais e
interpessoais, focando-se numa abordagem dupla, nas perspetivas empresarial e académica. Em
CDSI, a mudança do método tradicional para a metodologia por projeto aproxima os estudantes
ao contexto profissional. Os docentes introduzem os conceitos estruturais, tornando-se
facilitadores no processo de desenvolvimento, acompanhando de forma personalizada cada
grupo, estimulando a autonomia e maturidade analítica na resolução do projeto.
Acknowledgements
--
Keywords
Metodologia andragógica,Aprendizagem por projeto,Experimentação,Conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Fields of Science and Technology Classification
- Computer and Information Sciences - Natural Sciences
- Electrical Engineering, Electronic Engineering, Information Engineering - Engineering and Technology
Contributions to the Sustainable Development Goals of the United Nations
With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.