Book chapter
Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Catarina Ferreira da Silva (Silva, C. F. da); Nuno Geada (Geada, N.); Bernardo Nascimento Teixeira (Teixeira, B.); Francisco Guimarães (Guimarães, F.); João Costa (Costa, J.); Osmar Junior (Souza Junior, O.);
Book Title
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-23 21:55)

View record in Google Scholar

Abstract
Descreve-se a metodologia andragógica de aquisição de competências da unidade curricular de Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), envolvendo soluções tecnológicas digitais baseadas em casos de estudo reais. A abordagem metodológica, baseada na experimentação, por projeto, envolve análise de requisitos, modelação de processos de negócio e de software, especificação de testes, implementação em low-code e execução dos testes sobre a implementação do protótipo. A metodologia de ensino é baseada em projeto com o objetivo de fomentar a aprendizagem conceptual e prática. Valoriza-se a integração com sistemas externos, através de serviços web integrados desde a modelação de processos de negócio. O modelo conceptual da UC de CDSI é apresentado e as evidências explanadas revelam a importância andragógica instrumental da metodologia baseada em projeto de resolução de problemas, ativa e colaborativa, enfatizando a promoção do desenvolvimento digital, social e interpessoal dos estudantes. A natureza dos assuntos abordados, a dinâmica dos grupos e o regime de acompanhamento pelos docentes introduzem os estudantes à dinâmica empresarial tecnológica. O projeto combina a aquisição de competências técnicas, comportamentais e interpessoais, focando-se numa abordagem dupla, nas perspetivas empresarial e académica. Em CDSI, a mudança do método tradicional para a metodologia por projeto aproxima os estudantes ao contexto profissional. Os docentes introduzem os conceitos estruturais, tornando-se facilitadores no processo de desenvolvimento, acompanhando de forma personalizada cada grupo, estimulando a autonomia e maturidade analítica na resolução do projeto.
Acknowledgements
--
Keywords
Metodologia andragógica,Aprendizagem por projeto,Experimentação,Conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
  • Computer and Information Sciences - Natural Sciences
  • Electrical Engineering, Electronic Engineering, Information Engineering - Engineering and Technology

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência-IUL. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.